Parque Marinha ganhará novo complexo esportivo

O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) tem previsão de ser inaugurado em 6 meses e será o maior complexo poliesportivo da cidade

Por Vitor Porto

O bairro Parque Marinha, Rio Grande, deve ganhar nos próximos meses o mais novo complexo esportivo da cidade, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). A obra, orçada em mais de R$5 milhões, prevê a construção de um ginásio poliesportivo de 1.795m², com capacidade para 122 pessoas, pistas de atletismo e salto em distância.

O projeto também conta com estruturas de apoio, como sala para a administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e banheiros. Todo o complexo será acessível para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), inclusive com elevadores.

O CIE Parque Marinha, ou Praça Cidadania como é chamada oficialmente pela Prefeitura do Rio Grande, será o centro esportivo mais completo da cidade. Com infraestrutura para receber diversos esportes, como basquete, vôlei, handebol e futsal na quadra poliesportiva.

Lucas Nunes, 27 anos, morador do Parque Marinha desde a infância comenta: “Quando eu era criança, eu e meus amigos tínhamos que jogar bola na rua, não tinha lugar pra a gente ir. Agora as crianças vão ter um lugar seguro para ir depois da escola, além de valorizar o bairro”.

Os equipamentos de atletismo são outro diferencial do complexo. O CIE contará com uma pista de 100 metros rasos, pista de salto em distância e gaiola de arremessos, todos de acordo com o padrão oficial estabelecido pela CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo.

Legado Olímpico

Em 2013, o extinto Ministério do Esporte lançou o programa para a construção de CIE’s em todo o país. Com um investimento inicial de cerca de R$700 milhões, o projeto foi classificado pelo governo federal como “o maior legado” dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ao todo, 285 CIE’s foram licitados por todo o Brasil, porém, segundo relatório divulgado em 2019 pela Secretaria Especial do Esporte, 157 projetos já tinham sido abandonados.

O principal objetivo do projeto é formar as futuras gerações de atletas brasileiros, através de centros esportivos qualificados com infraestrutura para acomodar mais de 13 modalidades olímpicas e 6 paralímpicas. Outro objetivo dos CIE’s é fornecer aos jovens em alta vulnerabilidade social um espaço público de qualidade com equipamentos modernos, incentivando a prática do esporte como ferramenta de inclusão social.

Começo das obras e paralisação

Apesar da licitação do CIE Parque Marinha ter sido assinada em junho de 2014, as obras tiveram início apenas em 2019. A previsão inicial para a entrega do Centro de Iniciação ao Esporte era de 12 meses de obra.

Mas, no começo de 2020, quando o complexo encontrava-se 30% concluído, as obras foram paralisadas devido à crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19.

Retomada e previsão de entrega

Com o relaxamento nas medidas sanitárias, as obras foram retomadas em julho de 2020. Mas, por motivos não explicados pela Prefeitura do Rio Grande e a construtora responsável pelas obras, o prazo de 12 meses para a entrega não foi cumprido.

Mas quem passa pelo Parque Albatroz já consegue ver o complexo ganhando forma. Os moradores do bairro já aguardam ansiosamente a inauguração do complexo. João Pedro, 14 anos, está animado para poder usufruir do novo ginásio: “Vai ser muito legal, vamos poder vir aqui depois da aula, nos fins de semana. E vai ter outros esportes também, né, não vai ser só futebol”.

Segundo a própria construtora, o atual prazo para a entrega é de aproximadamente 6 meses. As últimas etapas da fase de construção estão sendo finalizadas, faltando apenas o acabamento final e a instalação dos equipamentos esportivos.