Liga Europa inicia a fase semifinal

Giroud, que já atuou pelo Arsenal, agora é o artilheiro do Chelsea na Liga Europa. Imagem: Reuters/John Sibley

Por Luís Artur Janes Silva

Na última quinta-feira (02), se iniciou a fase semifinal da Liga Europa, a segunda maior competição de clubes coordenada pela UEFA (União Europeia de Futebol). Disputada com este nome desde a temporada 2009-2010, a Liga Europa se originou da Copa da UEFA, o segundo maior torneio de clubes europeus, que iniciou em 1971-1972, que por sua vez, substituiu a Taça das Cidades com Feiras, que existia desde 1955.

Na atual temporada, a Liga Europa chegou à fase semifinal, depois de iniciar com uma etapa preliminar, que reuniu 42 equipes, que disputaram jogos de ida e volta. Os 21 classificados se juntaram com outras vinte e sete equipes, formando 12 grupos, compostos por quatro times. Cada um destes grupos classificou duas equipes à segunda fase da competição. Estas 24 agremiações receberam a companhia de oito clubes, que foram desclassificados na fase inicial da Liga dos Campeões. Assim, Club Brugge (BEL), Internazionale e Napoli (ITA), Benfica (POR), Galatasaray (TUR), Shakhtar Donetsk (UCR), CSKA Moscou (RUS) e Valencia (ESP), elevaram para 32, o número de clubes participantes na segunda etapa da Liga Europa.

A partir desta fase, o campeonato passou a ser disputado no sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta. Ou seja, cada partida passou a envolver o fator emocional, o que aumentou a tensão entre os participantes do torneio.

Numa competição que tem como maior campeão o espanhol Sevilla, que é dono de cinco conquistas, inclusive três taças consecutivas (2014, 2015 e 2016), a grande decepção da edição 2018-2019 foi o tradicional Milan, desclassificado na primeira fase do certame, ficando atrás de Betis (ESP) e Olympiakos (GRE). Neste contexto, a fase semifinal da Liga Europa contou com três equipes que estão na disputa desde a primeira etapa (Chelsea, Eintracht Frankfurt e Arsenal) e outro clube que foi mal na primeira parte da Liga dos Campeões, mas se recuperou na outra Liga (Valencia).

 

Arsenal x Valencia (02 de maio e 09 de maio)

Este confronto entre Inglaterra e Espanha, reuniu dois times tradicionais desses países, que procuram um lugar ao Sol no cenário europeu. De um lado, o Arsenal, que teve uma campanha quase perfeita na primeira da fase da Liga Europa. Campeão do Grupo E, venceu cinco das seis partidas que disputou, fazendo valer sua maior tradição contra o Qarabag (AZE) e Vorskla (UCR). Apenas o Sporting (POR) chegou perto de incomodar os ingleses.

Na segunda fase, o Arsenal passou com facilidade pelo BATE Borisov, de Belarus, mas na etapa seguinte, o time inglês sofreu para eliminar o Rennes (FRA). Após perder na França (3 a 1), os ingleses tiveram que se superar para triunfar por 3 a 0, em Londres. Nas quartas de final, o Arsenal, embalado, passou por cima do Napoli, que vinha da Liga dos Campeões. Sem tomar conhecimento do segundo melhor time da Itália, a equipe londrina venceu os dois confrontos.

Com nove vitórias e apenas duas derrotas nos doze jogos que participou, o Arsenal sonha com mais um título de relevância, para juntar-se à Recopa Europeia, conquistada em 94. Além desta taça, o clube possui uma Copa da UEFA (1970), 13 campeonatos ingleses e outras treze Copas da Inglaterra. A equipe londrina teve treze artilheiros na Liga Europa, com destaque para o gabonês Aubameyang, que anotou quatro gols. Além dele, o inglês Welbeck, o alemão Özil, o grego Sokratis e o francês Lacazette são outros jogadores conhecidos do Arsenal, que aposta na solidez defensiva para chegar à final da Liga Europa, afinal sofreu apenas seis gols em 12 partidas.

Enquanto isso, o espanhol Valencia é um dos novatos na Liga Europa, pois entrou direto na segunda fase, após cair na etapa inicial da Liga dos Campeões. Desclassificado do Grupo H, o Valencia fez apenas oito pontos, ficando atrás de Juventus e Manchester United.

Mas o mau momento foi exorcizado na Liga Europa, competição na qual o time espanhol disputou seis jogos e ganhou cinco, chegando invicto à semifinal. O Valencia defende o ótimo retrospecto espanhol na Liga, que venceu nove das últimas 15 edições do certame. Liderado pelo artilheiro Gonçalo Guedes (3 gols), mas contando com os talentos do espanhol Rodrigo e do francês Gameiro, o Valencia, que conquistou a Liga Europa na temporada 2004-2005, quer rechear sua estante com mais um troféu. Dono de duas Taças das Cidades com Feiras (1962, 1963), antigo nome da Liga, 1 Recopa Europeia (1980), seis campeonatos espanhóis e sete Copas do Rei da Espanha, o Valencia quer seguir adiante no campeonato. Mas, acima de tudo isto, resta a convicção de que o grande trunfo do time espanhol será o fato de que decidirá a vaga à final nos seus domínios.

Na primeira partida entre as duas equipes válida pela semifinais do campeonato, a equipe inglesa, jogando em casa, levou a melhor contra os espanhóis. Com um gol de Aubameyang e dois de Lacazette, o Arsenal virou o jogo e derrotou o Valencia por 3 a 1.  Os dois times retornam a campo pela Liga Europa no dia 9 de maio, próxima quinta-feira.

 

Eintracht Frankfurt x Chelsea (02 de maio e 09 de maio)

O segundo confronto semifinal da Liga Europa colocou frente a frente dois times que estão na quarta posição dos seus campeonatos nacionais. Chelsea (ING) e Eintracht Frankfurt (ALE) lutam para seguir adiante no torneio europeu.

O Chelsea, um dos clubes mais ricos da Inglaterra, fez uma primeira fase quase perfeita, conquistando cinco vitórias e terminando invicto nesta etapa do campeonato. O único senão da campanha residiu no entendimento de que os adversários do Chelsea eram fracos. Percepção correta quando sabemos que os londrinos enfrentaram o PAOK (GRE), o MOL Vidi (HUN)  e o Bate Borisov.

Mas a resposta do Chelsea apareceu a partir dos mata-matas, quando os londrinos venceram as seis partidas que disputaram. Assim, Malmö (SUE), Dínamo Kiev (UCR) e Slavia Praga da República Tcheca sentiram o peso dos Blues da capital inglesa. O destaque maior aconteceu nos enfrentamentos contra o Dínamo, nos quais os londrinos golearam nas duas oportunidades (3 a 0 e 0 a 5).

Clube que cresceu no início dos anos 2000, quando passou a receber investimentos maciços sob o mecenato do russo Roman Abramovich, o Chelsea venceu uma Liga dos Campeões (2012), uma Liga Europa (2013) e seis campeonatos nacionais, cinco deles no século XXI. Os ingleses têm duas grandes vantagens na decisão da vaga à final. Uma delas é que farão o segundo jogo do mata-mata em casa. Somado a isso, o Chelsea possui um elenco estelar, liderado pelo francês Giroud, autor de dez gols na competição. Além deste jogador, o time de Londres pode alinhar o belga Hazard, os brasileiros Willian e David Luiz, os espanhóis Morata e Pedro e o argentino Higuaín.

O melhor ataque entre os semifinalistas (30 gols), o Chelsea teve dois hat-tricks (três tentos numa partida) na Liga Europa, um deles feito pelo inglês Loftus-Cheek e outro pelo artilheiro Giroud.

Já o Eintracht Frankfurt carrega o rótulo de azarão do confronto. Mas os alemães são perigosos e mostraram isso na primeira fase da Liga Europa, quando ficaram no Grupo H e venceram os seis jogos que disputaram, enfrentando a Lazio (ITA) e o Olympique de Marseille (FRA). Ou seja, o time alemão não é fraco.

Na segunda fase passaram sem sustos pelo Shakhtar Donetsk e na etapa seguinte aprontaram para a Internazionale, dona de três títulos da Liga dos Campeões. Empatando sem gols na Alemanha, o Eintracht derrotou a equipe italiana (0 a 1), em pleno estádio Giuseppe Meazza. A única nota de drama aconteceu nas quartas de final da competição, quando o Eintracht foi derrotado pelo Benfica, na cidade de Lisboa. O placar de 4 a 2 obrigou os alemães a vencer por dois gols de diferença em casa. Na partida da volta, o Eintracht fez 2 a 0 e eliminou os portugueses no saldo de gols qualificado, pois fez dois tentos no estádio adversário.

Os alemães chegaram às semifinais com nove vitórias e apenas uma derrota nos doze jogos que disputaram. Durante o certame, o grande destaque do time foi o sérvio Jovic, autor de oito gols. O artilheiro máximo do time é apoiado pelos compatriotas Kostic e Gacinovic. Estas são as armas do Eintracht para barrar o favorito Chelsea e voltar a vencer uma competição europeia, repetindo o ano de 1980, quando os alemães conquistaram a Copa da UEFA. Além deste triunfo continental, a equipe de Frankfurt venceu dois campeonatos e nove Copas da Alemanha.

O primeiro jogo das semifinais terminou empatado em 1 a 1. O gol dos alemães foi marcado pelo bósnio Jovic. Já o tento da equipe inglesa foi feito pelo espanhol Pedro. Com o gol fora de casa, o Chelsea leva vantagem, podendo empatar a segundo ´partida em 0 a 0 e, mesmo assim, se classificar. As equipes retornam a campo pela Liga Europa no dia 9 de maio, próxima quinta-feira.

Comentários

comments

Você pode gostar...