Federer vence Masters de Indian Wells e confirma a posição de melhor tenista do ano

Por: Luís Artur Janes Silva

No último final de semana, mais exatamente no dia 19, o tenista suíço Roger Federer conquistou o título do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia. Roger bateu o compatriota Stan Wawrinka e confirmou o ótimo momento que vive depois de ter ficado afastado durante seis meses do circuito mundial do tênis. Este é o segundo triunfo expressivo do suíço na temporada, que já havia sido campeão do Australian Open, um dos quatro grandes torneios do tênis, que compõe o Grand Slam do esporte.

O momento atual de Federer apenas confirma o que vários analistas do esporte das raquetes sustentam, Roger é o maior tenista da História. E aos 35 anos, Federer continua jogando em alto nível e demonstrando que ainda tem lenha para queimar, e que não seria surpresa se o suíço conseguir chegar ao posto de número um do tênis mundial novamente.

Aliás, números expressivos é o que não falta na carreira de Federer. Desde que começou a atuar profissionalmente, o tenista conquistou 1093 vitórias, estando atrás apenas da lenda estadunidense Jimmy Connors, que obteve 1256 vitórias na carreira. Em termos de títulos, o suíço já levantou 90 troféus de campeão, sendo superado apenas e novamente pelo gênio Connors.

A conquista de domingo passado marcou o vigésimo quinto triunfo de Roger Federer nos torneios Masters 1000, o segundo conjunto de campeonatos mais importantes do circuito da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Federer também já venceu a Masters Cup, competição que reúne os oito melhores tenistas de cada temporada, em seis oportunidades.

Mas a genialidade de Federer pode ser definitivamente vislumbrada quando percebemos que possui 18 títulos de Grand Slam, a série de torneios de tênis mais relevantes do circuito. Composta pelos Abertos dos Estados Unidos, Austrália, França e Grã – Bretanha, esta série forma o sonho de consumo de qualquer tenista.

Pois Roger Federer conquistou pelo menos uma vez cada um destes torneios, sendo sete vezes campeão em Wimbledon (Inglaterra), a competição de tênis mais tradicional do planeta. Além disso, Federer já venceu cinco vezes os Abertos dos Estados Unidos e da Austrália. Aliás, foi na Austrália no início de 2017 que o mundo viu o que o tenista suíço ainda pode fazer. Arrebatou o título em terras australianas, vencendo os três últimos jogos em cinco sets, contra o japonês Kei Nishikori, o suíço Stan Wawrinka e o espanhol Rafael Nadal, na grande final.

Ganhador de uma Copa Davis, campeonato de tênis disputado entre países, medalha de ouro em duplas nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e ancorado por muitas outras conquistas, a grande questão que os amantes do tênis se fazem é se Federer terá condições de manter o alto nível apresentado neste início de temporada. Se conseguir manter, a certeza é que teremos grandes exibições de tênis, verdadeiras aulas, durante todo o ano de 2017.

Comentários

comments

Você pode gostar...