Campeonato Gaúcho de futebol entra na reta final da primeira fase com indefinições

Por: Luís Artur Janes Silva

O Campeonato Gaúcho de futebol do ano de 2017 começa a definir os oito clubes que participarão da fase decisiva neste meio de semana. Serão três rodadas em que tudo pode acontecer. E, depois de oito rodadas disputadas, o que prevalece é a indefinição sobre o futuro de onze dos doze times que participam do certame estadual. O único clube que neste momento está numa situação tranquila é o Novo Hamburgo, que venceu os seis primeiros jogos que disputou e, mesmo com duas derrotas nas últimas rodadas, já garantiu vaga na próxima fase.

Outras três equipes estão muito próximas de garantir vaga na fase seguinte e dependem apenas de seus esforços para chegar ao objetivo. Assim, Caxias (14 pontos), Grêmio e Veranópolis (ambos com 13 pontos) só não estarão na disputa pelo título estadual caso aconteça uma tragédia.

No bloco intermediário, temos quatro equipes que precisarão tomar certos cuidados, mas que se tiverem um desempenho satisfatório nas rodadas finais poderão alcançar a classificação, sem grandes sobressaltos. Fazem parte deste grupo o Juventude e o Cruzeiro (cada qual com 11 pontos) e o São José de Porto Alegre e o Internacional, ambos com 10 pontos na tabela. Aliás, o Internacional é uma das decepções do Gauchão, ocupando a sétima colocação na tábua de classificação, apresentando um futebol pouco convincente e dono de apenas duas vitórias em oito partidas.

Já na parte de baixo da tabela a briga promete ser das mais acirradas. Brasil de Pelotas e São Paulo de Rio Grande, os dois times da Zona Sul do Estado estão neste grupo do desespero, empatados com 8 pontos. Logo atrás, o Ypiranga de Erechim com sete pontos e o lanterna Passo Fundo com apenas cinco pontos disputarão com unhas e dentes a fuga do rebaixamento. As chances de classificação destas agremiações são mínimas e suas torcidas querem apenas que evitem o pior.

Neste grupo de baixo a grande surpresa é a presença do Brasil de Pelotas, um dos representantes gaúchos na Série B do Campeonato Brasileiro. O Xavante fez uma reformulação no seu plantel de jogadores e mesmo sob a batuta do técnico Rogério Zimmermann está apresentando um futebol de baio nível técnico, algo preocupante para o fanático torcedor rubro – negro.

Assim, as cartas serão colocadas na mesa, e até o dia 29 de março, data da última rodada da fase classificatória do Gauchão, teremos muitas emoções na definição dos classificados e rebaixados no certame estadual mais importante do Brasil, pelo menos para nós, gaúchos.

Comentários

comments

Você pode gostar...