Ciclone coloca região Sul em alerta

O ciclone Yakecan alcança hoje (dia 17) a costa do Rio Grande do Sul e vai trazer vento muito forte a intenso que localmente pode ser extremamente forte em pontos do Leste gaúcho com rajadas perto e acima de 100 km/h em grande parte da costa e da área da Lagoa dos Patos e entorno, mas que em algumas localidades podem exceder 120 km/h (força de furacão). A tempestade marítima ainda deve trazer chuva que no Leste gaúcho por vezes será forte e até torrencial em diversas cidades durante a passagem do ciclone. Uma vez que o sistema deverá se deslocar muito rapidamente pela costa, menos de doze horas entre a sua aproximação pelo Sul gaúcho e distanciamento pelo Norte, os acumulados de precipitação não deverão ser extremos na maior parte das cidades do Leste gaúcho. Mesmo assim haverá pontos com 50 mm a 100 mm.
O ciclone é classificado como subtropical (centro quente em superfície em superfície e frio em altitude) pela Marinha do Brasil. Uma vez que se trata de um ciclone anômalo (subtropical ou tropical), e não o convencional e frequente extratropical, que não é nomeado, o sistema recebe o nome de Yakecan, o “som do céu” na língua tupi-guarani. Já a Meteorologia nos Estados Unidos e experts internacionais entendem que o sistema na costa gaúcha será potencialmente um ciclone tropical (centro quente).

Municípios da Zona Sul estão suspendendo as aulas e promovendo alertas

Em Pedro Osório a medida é valida para terça (17) e quarta-feira (18), assim como em Pinheiro Machado, na E.M.E.F Dois de Maio, escolas da Zona Rural que utilizam transporte escolar e de educação infantil. Em Arroio do Padre, Cangucu, Cerrito, Capão do Leão, Jaguarão, Herval, Morro Redondo, Piratini, Pedras Altas, Rio Grande e Turuçu a suspensão é válida para terça. Em Pelotas, somente para as aulas no período da tarde e da noite.

Universidades

A Universidade Federal de Pelotas suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais na tarde e noite de terça-feira e na manhã de quarta-feira. “As atividades acadêmicas remotas ficam igualmente suspensas enquanto que as atividades administrativas devem ser realizadas na medida do possível”, diz a nota. A Universidade Federal do Rio Grande suspendeu as atividades administrativas e acadêmicas em todos os campi da instituição nesta terça.

Previsão

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a evolução desse sistema, classificado como “Tempestade Subtropical Yakecan”, deverá ter rajadas de vento que podem superar os 100km/h, com possibilidade de intensificação para 110km/h na quarta-feira. Conforme a MetSul Meteorologia, os modelos numéricos de previsão indicam uma baixa profunda na costa gaúcha. O Sul e o Leste do Rio Grande do Sul serão as regiões mais castigadas pelo ciclone com vento, em média, de 80 km/h a 100 km/h, mas com rajadas em alguns pontos que podem atingir até 110 km/h a 120 km/h, especialmente no Litoral Sul e na área da Lagoa dos Patos e seu entorno. Entre as cidades que mais podem ser impactadas pelo vento muito intenso que vai soprar com rajadas por muitas horas seguidas estão as das regiões do Chuí, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Mostardas, Porto Alegre e Sul da área metropolitana (Vale do Sinos é menos impactado em ciclones), Leste da Serra e o Litoral Norte. É alta a probabilidade de danos e de alto impacto no serviço de energia elétrica com a esmagadora maioria dos pontos sem luz na área de concessão da CEEE Grupo Equatorial, onde, considerado a intensidade do vento projetada, centenas de milhares de pessoas podem ficar sem luz no pico da quarta-feira.

CEEE Grupo Equatorial em regime de prontidão

Em nota, a CEEE Grupo Equatorial declarou que prepara trabalho em regime de prontidão. A empresa informou que terá um aumento de 100% em relação ao efetivo regular em operação, que iniciará os trabalhos a partir dos primeiros impactos do fenômeno.

“Em eventos severos como este, aumentamos o contingente e redirecionamos nossa força de trabalho para as ações de monitoramento e recomposição do sistema elétrico, buscando reduzir ao máximo o impacto aos nossos clientes”, afirma Julio Hofer, Superintendente Técnico da CEEE Grupo Equatorial.

A empresa também apontou que informações sobre fornecimento de energia podem ser obtidas utilizando a assistente Clara. O aplicativo de mensagens Whatsapp, lançado durante o South Summit, já atende os serviços de religação ou interrupção de energia e poderá ser utilizado durante as ocorrências relacionadas ao ciclone extratropical.

Com informações do Jornal Tradição e MetSul Metereologia

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/ciclone-yakecan-chega-hoje-com-vento-muito-intenso-e-risco-de-danos/ .