Primeira edição do Penta Geek Festival em Pelotas

Vencedora do concurso de cosplayers representando Emilia, do anime Re:Zero. Fotos: Jessica Alves

Por Jessica Alves e Jéssica Lopes

No domingo, dia 8 de julho, Pelotas foi palco a primeira edição do evento Penta Geek Festival, organizado pela empresa Penta Geek, que trouxe até o público diversas atrações e concursos, que animaram muito a galera.

A empresa Penta Geek surgiu em setembro de 2017 como uma loja de produtos personalizados, começando suas vendas em eventos da cidade de Rio Grande, e desde então foi só crescendo. Em fevereiro de 2018 decidiram criar o próprio evento, devido à decaída de festividades com a temática geek na região.

O festival ocorreu no espaço CCS Eventos, e seu interior estava repleto de decoração com a temática. No local foram abertos espaços para diversos stands de lojas direcionadas à cultura geek, vendendo uma grande variedade de produtos, como bottons, canecas, livros, camisetas, etc.

Carlos, de 56 anos, é artesão e dono do estande Woodstock, uma loja de plaquinhas de diversos temas, desde séries e músicas, até animes e HQ’s. “Por residir em Porto Alegre estou sempre em diferentes cidades, indo atrás de feiras, praças, bazares e eventos”.

O artesão não poupa esforços para levar à sua clientela o melhor de suas obras, especificando-as para cada evento conforme público e gosto.

Durante o evento, aconteceram apresentações de grupos de dança cover do estilo musical k-pop, que concorreram entre si para as colocações de primeiro, segundo e terceiro lugar, com recebimento de prêmios finais. Os jurados do concurso foram os integrantes do grupo de dança cover Jackpot, reconhecido regionalmente por seu talento e habilidades.

“O grupo surgiu do antigo “Smach”, que era a primeira formação, porém com alguns problemas que tivemos a gente acabou se separando. Eu, Jonathan, nem fazia parte do grupo na época. O Jackpot se formou em 2013, nós nos apresentamos no Kaybus, com as pessoas meio que renegadas de outros grupos. A gente se juntou e formou o Jackpot”. Conta Jonathan, membro do grupo.

Além do concurso de dança, houve também um concurso de cosplays, onde os vencedores também receberam os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar.

Caroline fez cosplay de Mulher Maravilha

A estudante Caroline, de 21 anos, fez cosplay da personagem Mulher Maravilha e contou-nos que a escolheu devido ao empoderamento feminino que a personagem representa. Caroline foi ao evento juntamente com um grupo em uma caravana que partiu de Porto Alegre.

O Universo Geek garante uma experiência incrível para amantes de Anime, fiquem ligados nas próximas programações nos sites recomendados e páginas do Facebook. Sempre são divulgados datas e valores desses encontros, é uma ótima oportunidade para juntar os amigos e conhecer mais sobre essa cultura que tem muito a oferecer.