Dicas de viagem para evitar transtornos

por Yasmin Vierheller Benedetti

O Em Pauta selecionou algumas dicas para você que vai sair de viagem e não sabe se está com tudo em dia. Fique atento às orientações que separamos para tornar suas férias mais prazerosas.

TRANSPORTE

Se você vai de carro, sabe que é fundamental fazer a revisão do veículo antes da viagem, confira o balanceamento dos pneus, a documentação do veículo, se o carro possui step e se o extintor de incêndio está no prazo de validade.

Caso resolva viajar de ônibus, é imprescindível o cuidado com o horário de saída do ônibus e o tempo de viagem. Vale ressaltar que levar um lanchinho no ônibus é proveitoso caso o percurso seja longo.

Vai de avião? Se você resolveu viajar de avião, cheque sua documentação, identidade, passaporte. Em caso de viagens internacionais, fique atento ao visto e à documentação correta para cada país. Também é necessário chegar bem cedo ao aeroporto para fazer o registro de aparelhos como notebook e câmera fotográfica, caso esteja levando. Isto ajudará a evitar que você passe transtornos futuros.

DOCUMENTAÇÃO

Caso esteja viajando com crianças menores de 18 anos, não deixe de checar a documentação necessária para o embarque da criança em ônibus, avião e em caso de viagens internacionais.

Se você vai viajar para outro país, cheque se seu passaporte e visto estão em dia, e fique ligado também às vacinas necessárias para a entrada no país desejado.

Lembramos também o cuidado com a documentação que deve estar em bom estado, sem rasuras e com nome e foto visíveis.

COTAÇÃO

Uma ótima dica para você que vai viajar para outro país é checar a cotação da moeda antes de viajar e se prevenir para casos de emergência. Um truque válido é levar uma pochete com dinheiro e documentação, sempre com você, embaixo da camisa, assim caso seja assaltado terá sua documentação e um dinheiro de emergência.

Quanto ao dinheiro, é válido levar um extra para casos de emergência e, se por ventura for estudante, utilizar a carteira mundial do estudante (ISIC) para carregar dinheiro ao exterior de forma segura e prática.

PLANO DE SAÚDE

Cheque a abrangência do seu plano de saúde e o que ele cobre. Em caso de viagens internacionais existem planos que os brasileiros podem fazer pelo período em que estiverem em férias. E fique atento, pois pode ser útil pagar um pouco mais por um plano internacional do que pagar uma conta enorme em outro país e em outra moeda, sempre sujeita a inflação. Sem contar que alguns planos dão reembolso parcial ao usuário.

HORA DE FAZER A MALA

Na hora de fazer a mala, cuide a previsão do tempo para o local. Mesmo que seja praia, o casaco é um bom apetrecho para a noite. Caso esteja indo viajar para outro país, cuide para levar roupas mais uniformes e não virar um daqueles turistas estranhos e coloridos por falta de roupas limpas. Leve roupas leves em caso de países quentes, mas se for para o deserto fique atento para noites frias. Se estiver indo para países gelados, é válido levar o casaco mais pesado na mão para diminuir o peso da mala e não pagar peso extra na hora de pesar a bagagem.