Exposições permanentes no Praça Shopping Rio Grande realçam o talento de artistas locais

Essas exposições fazem parte do núcleo de cultura do Festimar, um festival voltado à gastronomia, cultura, esporte, tradicionalismo e religiosidade

Exposição de bordados feita por artesãs locais. – Foto: Guga Voks/Assessoria Festimar

Por Marianna Bertoldi / Em Pauta

O Praça Shopping Rio Grande está, desde o dia 25 de março, com exposições artísticas inclusas na programação do Festimar, que vai até o dia 09 de abril. As cincos exposições permanentes podem ser visitadas por todos que passam pelos corredores do shopping. 

A Exposição Cidade das Águas, pela fotógrafa Rita Martins, traz belas imagens registradas na Praia do Cassino, destacando a beleza natural do litoral riograndino. Fotos de diferentes fotógrafos estão reunidas na Exposição “Meus olhos, minha história e o lugar onde eu vivo”, localizada no corredor do Farol. 

Ao lado, os visitantes também encontram pinturas sobre Rio Grande feitas por artistas locais que podem ser compradas por aqueles que tiverem interesse em levar as obras para dentro de suas casas. Essas obras estão expostas na Exposição de Pinturas.

Sapatos usados pela corte da Festa do Mar em edições anteriores. – Foto: Guga Voks/Assessoria Festimar

A Exposição “Memórias da Festa do Mar”, da Curadoria do Museu da Cidade do Rio Grande, reúne itens como vestidos, coroas e sapatos que foram usados em edições anteriores da Festa do Mar pelas princesas e rainhas. Sobre a mostra dos figurinos, a visitante pelotense, Luciane Dias, comentou: “está muito interessante essa iniciativa”. 

Outra exposição que ganha destaque são os bordados do projeto “Historiar, Ler e Bordar” que traz interpretações das artesãs sobre a obra “Tessitura em Sí” de Marina Colassanti. Uma das coordenadoras do projeto, Carla Silva, explica mais sobre o trabalho. “Através da interpretação de textos nasce um desenho e, futuramente, vira um bordado”, esclareceu. O projeto iniciou no final de 2022, e segundo a coordenadora, “é a primeira exposição feita pelo projeto. Foi feita direcionada para o Festimar mesmo”, destacou Carla.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...