Quatro universidades reúnem suas produções artísticas

UFSM, UNIPAMPA, FURG e UFPEL compõem a Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir

Por Lucian Brum

Até o dia 16 de Junho, será possível visitar os três espaços de exposição da Mostra Universitária de Artes: Arte Sul Coexistir. Com cerca de 40 artistas, entre professores e alunos, a mostra reúne as instituições, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA-BAGÉ), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Segundo o coordenador de atividades do projeto João Fernando Igansi: “A mostra vai resultar numa percepção, mesmo que parcial, do que nós temos no Sul do Rio Grande do Sul como produção artística”. A coletiva Arte Sul Coexistir foi exposta pela primeira vez em 2017 com artistas do Centro de Artes da UFPEL, na Fundacíon Pablo Atchugarry, no Uruguai. Na organização de trazer a exposição para Pelotas, foi considerada a ideia de chamar outros parceiros e iniciar um projeto de continuidade: “A perspectiva futura é trazer universidades do Uruguai, universidades da Argentina, para constituir a Mostra Universitária Internacional, explica Igansi.

Galeria A Sala. Obra: ser/estar/existir Artista: Vitor Pavan

Abertura do evento aconteceu na segunda-feira (15), com conferência da professora Eduarda Gonçalves. Em seguida ocorreu a vernissage na Galeria A Sala, no Centro de Artes. Trabalhos de instalação, fotografia, pintura e cerâmica, atraíram a atenção do público, em sua maioria alunos. O artista Vitor Pavan explicou a proposta de sua instalação: “É um plano conceitual de algumas palavras escritas. São fenômenos interdependentes que ligam a aparição das coisas em nossa vida. Há questões de ser e existir no mundo, questões de origem da consciência, que eu tento ver de onde isso veio e como isso está acontecendo na minha realidade, no meu microcosmo”.

A coexistência “começa pela integração das localidades às quais essas instituições abrangem”, explica o coordenador Fernando Ingasi. Estimulando ideias de respeito e tolerância com o próximo, o conceito da mostra propõe “Coexistir com as diferenças, coexistir com as diferentes classes sociais, coexistir com as diferentes ideologias, etc.”, afirma o coordenador.

Ainda serão ministradas quatro conferências com professores das universidades. O evento também disponibiliza o agendamento de visitação de escolas no site: https://wp.ufpel.edu.br/artesul/.

Visitação

Galeria A Sala – das 14h às 20h. Rua Cel. Alberto Rosa, 62.

Casa Senador – das 10h às 18h. Rua Lobo da Costa, 859 (esquina com a Felix da Cunha).

Museu do doce – das 14h às 18. Prç. Cel. Pedro Osório, 08.