Spray’sons e a arte no Porto por meio do Graffiti

Muro da Rua Almirante Barroso. Foto: Danieli Schiavon/Arquivo Pessoal

Por Danieli Schiavon

Em sua quinta edição pelos muros da cidade de Pelotas, aconteceu nesse domingo, 19, o Spray’sons. Dessa vez, os artistas tinham como missão concluir as obras iniciadas nos eventos anteriores no mesmo local, a Rua Almirante Barroso, entre Conde de Porto Alegre e João Manuel, no bairro Porto.

Segundo o artista pelotense Bero Moraes, idealizador do projeto, que trabalha com graffiti desde os 15 anos, tudo começou sem muita pretensão de ser levado adiante.  Porém, devido ao incentivo financeiro da Sagres – Agenciamentos Marítimos, empresa responsável pela reativação e revitalização das instalações portuárias na cidade, o Spray’sons acabou se tornando um projeto sério.

“A nossa ambição maior é criar uma alameda, a Alameda da Tinta, com uma quadra poliesportiva com acesso para deficientes, fechar a rua para não passar mais carro aqui, todas as arquiteturas serem próprias para a galera andar de skate. Uma quadra cultural.” Explicou o artista, que fez questão de frisar: “Eu faço arte de rua, eu pinto pra rua, é um bagulho meu, mas eu gosto de ter o respaldo do público. Nosso palco é a rua.”

Ainda de acordo com Bero, apesar de a empresa estar tendo um grande índice de reprovação da população do bairro, ela acaba gerando economia, trazendo fluidez para o porto; “talvez leve um tempo até que as pessoas entendam isso, e percebam que toda cultura do bairro é alavancada pela empresa” finalizou o grafiteiro de 30 anos.

Paleta de cores de sprays. Foto: Danieli Schiavon/Arquivo Pessoal

O evento reuniu público de todas as idades, desde as 10h até as 21h, quando as artes foram finalizadas. Além disso, contava com presença de food trucks, um brechó e até o lançamento da Cerveja Spray’sons Extra Pilsen, edição limitada desenvolvida para o evento.

Mari Loretto, que veio de Porto Alegre para prestigiar, conta: “o evento está muito legal. É a primeira vez que venho, gosto muito de graffiti. Fiquei sabendo que ia acontecer através das redes sociais, conheço alguns grafiteiros, então decidi vir.”

Já Paula Baschi, de 19 anos, alegou que o principal motivo de ter ido foi o interesse na cultura do local. “Adorei a temática do Spray’sons; acho que falta interesse da população em conhecer e frequentar esses lugares. Geralmente julgam pela criminalidade, mas esquecem das coisas legais que acontecem por aqui.”

Foi a terceira vez que a Yes Multicomunicação participou da organização do evento, e Franco Xavier, membro da agência, expressou muito contentamento ao falar sobre o evento. “São 30 grafiteiros, muito spray e muita tinta. Eles recebem as mesmas paletas de cores, cada um usa da melhor forma possível, a sua maneira, para dar vida aos seus desenhos.” Ainda ressaltou: “vão ter próximas edições, a princípio uma vez por ano; a ideia é que as pessoas possam aproveitar como uma galeria a céu aberto.”

Além dos artistas que entregaram o muro no final da noite, o Grupo Tholl e a DJ Dola também foram responsáveis por animar o pessoal durante o evento.

Artistas do Tholl E DJ Dola. Foto: DJ Dola/Reprodução

 

Comentários

comments

Você pode gostar...