PIBID realiza atividades na 45ª edição da Feira do Livro em Pelotas

Por Luíza Mattea

Na última semana da Feira do Livro, integrantes do PIBID participaram de uma mobilização a favor da continuidade do atual modelo do Projeto, que se baseia nos temas interdisciplinares propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ofertando bolsas a alunos dos cursos de licenciatura, que participam de projetos desenvolvidos pelas Universidades, juntamente às escolas da rede pública de ensino, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que tem como objetivo principal a formação de novos professores para a educação básica de ensino.

Durante a atividade, que ocorreu na feira do livro de Pelotas, na sua 45ª edição, foi realizada uma roda de conversa que discutia as possíveis alterações previstas para o projeto, anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Com o implemento das mudanças, o PIBID teria as suas atividades restritas à residência pedagógica, a qual já é possibilitada durante os estágios. De acordo com os dados fornecidos pelo MEC, o investimento atingiria o valor de 2 bilhões de reais, sendo ofertadas 80 mil vagas. Porém, com o corte de bolsas devido ao novo sistema, a proposta passa a não contemplar todos os cursos de licenciatura, situação que gerou grande insatisfação na comunidade acadêmica. Diante disso, alunos da UFPel organizaram um abaixo-assinado, que reivindica a reforma, contando com 5 mil assinaturas em Pelotas.

No Projeto, os alunos participam de dois grupos: um interdisciplinar e um da sua área de atuação. Assim, os futuros professores vão às escolas, buscam informações básicas, conhecem professores e alunos e desenvolvem oficinas. Para isso, os professores das escolas disponibilizam suas aulas, visando auxiliar na melhor formação educacional, uma vez que há grande deficit no atual sistema. Letícia Oliveira, estudante de Letras da UFPel, conta sobre o desenvolvimento do projeto no seu curso de graduação: “O curso de Letras realizou uma atividade que consistia em cada um levar seu livro preferido e fazer a leitura de um trecho, explicando porque o livro era importante. No momento a letras vai apresentar no CEG trabalhos que desenvolvemos e aplicamos nas escolas. No meu curso, os grupos são divididos: existe o de literatura, que oferece oficinas para o Ensino Médio e o da linguística, do qual eu participo, que oferece ao Ensino Fundamental”.

Letícia finaliza destacando sobre a importância do projeto para a população: “O objetivo da atividade era mostrar para a população geral a verdadeira importância do PIBID, não só para a comunidade acadêmica como também para as escolas que são contempladas com o programa, uma vez que ele trabalha questões dificilmente discutidas no ambiente escolar, como sexualidade, meio ambiente, trabalho e consumo.”

Conheça mais sobre o PIBID clicando AQUI!