O terremoto mais letal do ano

A capital Teerã. Imagem: Frank Furness/Pixabay

Mais de 500 mortos e 7.000 feridos no terremoto de 7,3 graus na escala Richter

Por Roberta Muniz

Na última semana, o Irã sofreu com vários abalos sísmicos. No domingo (12), o país viveu momentos de horrores com o terremoto que teve seu epicentro na fronteira do Irã com o Iraque. O maior terremoto na escala Richter do ano, com magnitude de 7,3 graus, sendo mais devastador ainda do que o terremoto que assolou o México em setembro.

Segundo as autoridades locais do país, o número de mortos passou dos 500 e o número de feridos, passou de sete mil. Apesar do epicentro ter ocorrido mais próximo do Iraque, o número de mortos nesse país, foi de oito pessoas e aproximadamente 300 feridos. Esforços para a localização de vítimas e de ajuda aos feridos foram feitas, mas as perdas foram grandes e em algumas das áreas afastadas, a ajuda ocorreu com maior dificuldade e demora.

“Não há um iraniano que não esteja pensando hoje no povo de Kermanshah”, disse o presidente do Irã, Hassan Rohani em visita as áreas mais atingida e afastadas do país. A população também se mobilizou e as doações de sangue foram feitas em prol dos milhares de feridos.

A posição geográfica do Irã colabora para tantos tremores na região. Situado entre falhas geológicas, há uma área de grande instabilidade nas placas tectônicas. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), cerca de 70 milhões de pessoas podem ter sentido o terremoto de domingo. O sismo foi sentido em países próximos também, como, Paquistão, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Israel, Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Bahrein, Qatar, Líbano, Azerbaijão, Armênia, entre outras regiões.

Comentários

comments

Você pode gostar...