Barragem eclusa do Canal São Gonçalo beneficia a economia da região

Por Manoela Nogueira

Obra possui o acompanhamento da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim.

Eclusa é um dispositivo utilizado para diminuir o desnível causado pela implantação de barragens para facilitar a navegação de barcos em suas águas. Localizada em Pelotas, a barragem eclusa do Canal São Gonçalo é composta por 18 comportas, com 12 metros de largura e cerca de 3 metros de altura cada, e uma comporta de navegação que possui 17 metros de largura e aproximadamente 8 metros de altura. A Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) é responsável pela manutenção e fiscalização da barragem eclusa. São onze os funcionários encarregados de realizar a manutenção da barragem e suas funções variam desde serviços gerais, mecânicos e de pintura, até a coordenação técnica.

Foto: Manoela Nogueira

Foto: Manoela Nogueira

O objetivo da construção da barragem eclusa é impedir a entrada de água salgada na Bacia da Lagoa Mirim, explica Luiz Fernando Leivas, funcionário da ALM e responsável pelo projeto. “Isso acontece devido à intrusão de águas do Oceano Atlântico através da Laguna dos Patos”, completa.

Impedir que as águas da Lagoa Mirim absorvam sal é a condição necessária para que em épocas de marés altas, provocadas pela ação dos ventos ou outros fenômenos naturais, a água possa ser utilizada na irrigação do arroz, cultura predominante na região e no entorno da Lagoa Mirim.

A navegação interior também é beneficiada pela eclusa, que visa garantir as normas de segurança relativas à atividade e ao meio ambiente, visto que as embarcações podem transportar diferentes produtos e, caso estes não sejam bem manejados e acondicionados, podem contaminar o ambiente e as pessoas que trabalham na navegação.

Ultrapassando os limites da fronteira do Brasil, a Bacia da Lagoa Mirim compartilha suas águas com o Uruguai: São 47% de área brasileira e 53% uruguaia. A área brasileira da Bacia engloba 27 municípios, o que representa 35% da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

A Bacia hidrográfica da Lagoa Mirim tem papel fundamental na economia da região, pois tem ligação direta com a criação de gado, pesca e principalmente com o cultivo do arroz, que utiliza grande quantidade de água na irrigação. Além disso, o Canal São Gonçalo possui importante valor ambiental, pois nele estão presentes ecossistemas de áreas úmidas, locais de migração de aves aquáticas, e a imensa variedade do chamado Bioma Pampa, ainda pouco conhecido e preservado.

Foto: Manoela Nogueira

Foto: Manoela Nogueira

CANAL SÃO GONÇALO

O canal São Gonçalo é uma conexão entre a Laguna dos Patos e a Lagoa Mirim. Possui aproximadamente 76 quilômetros de extensão, 250 de largura e cerca de 5 metros de profundidade. É escoadouro, ou seja, canal por onde passa água da Lagoa Mirim, a terceira maior lagoa em extensão da América do Sul, com cerca de 3800 quilômetros.

Comentários

comments

Você pode gostar...