Noé

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse: 

Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, sem respeito às leis do Senhor, onde os homens matam uns aos outros. Através de um sonho, Noé recebe uma mensagem do Criador e sai em procura de seu avô, Matusalém (Anthony Hopkins). No percurso encontram Ila (Emma Watson) e a salvam, levando-a para que fique com a família. Matusalém auxilia Noé a decifrar a mensagem do Criador, que lhe instrui a construir uma imensa arca, para abrigar os animais de um dilúvio que acabará com toda a vida da Terra.”

Na Bíblia, no início de Gênesis, que significa origem, está escrito que “no princípio criou Deus os céus e a terra”. Logo a seguir, ele descreve que a terra era sem forma e vazia. Depois de criar tudo, criou o homem e a mulher a sua semelhança. Infelizmente os homens esqueceram-se de seus mandamentos e logo se tornaram egoístas, injustos, crueis e aos poucos destruíam tudo de bom que o Senhor criara.

Noé era um filho bom e obediente. Criou sua família sob os mandamentos que aprendeu com seus ancestrais. Mas o Senhor estava desapontado com a maldade humana e resolveu destruir a Terra, mas pensou antes nos  animais que eram puros e inocentes. Ordenou ao único homem justo  para construir uma arca e abrigar um casal de cada espécie de animal. Assim estariam protegidos do dilúvio que estava por acontecer.

Noé permite o segundo encontro de Russel Crowe como marido de Jennifer Connely. Eles atuaram anteriormente em Uma Mente Brilhante, de 2001. Também é o personagem que o diretor Darren Aronofsky é fascinado desde pequeno, considerando-o, antes de tudo, um personagem sombrio.

Ambientado num cenário quase inóspito tem cenas incríveis como a que Noé planta uma semente do paraíso, dada por seu avô, e tudo passa a reflorescer numa velocidade fantástica. Entre outros vários efeitos muito bem explorados em 3D. Importante informar que todos os animais que aparecem em cena são designs perfeitos baseados em animais reais. E a hora do dilúvio é impressionante!

Embora não modifique minha nota sobre o filme, a parte que menos gostei foi a dos guardiões, os anjos caídos. Acredito que o diretor tenha exagerado nesses personagens. Parecem seres vindos do filme Transformers usando uma caracterização desnecessária.

Mas o que é mais forte em Noé  é a atuação de Russel Crowe, ponto a favor de Darren que poderia ter escolhido Christian Bale ou Michael Fassbinder, atores cotados inicialmente.  Em segundo lugar está a argumentação sobre o serviço leal ao Criador mostrando de outro lado que se não cumprisse a exigida haveria punição.

O interessante é assistir com a mente aberta. Deixe de lado sua crença religiosa. A trama não deve ser vista para servir de discussão sobre doutrinas. Antes de qualquer coisa é um filme e seu objetivo é entretenimento. Considero que tenha uma história bem contada, lógico que com alguns desvios do acontecimento histórico, mas desculpada como qualquer outra adaptação cinematográfica.

Uma grande produção, com 2h18, orçamento de US$ 125 milhões e que na primeira semana nos EUA arrecadou S$ 44 milhões ficando em primeiro lugar. Noé nos lembra de que o mal está em todos nós, que somos seres humanos e, portanto, passíveis de erros. Mas nos deixa a mensagem que também somos feitos de amor e há então esperança.

Minha nota é 10.

Caso queria visitar a construção da arca de Noé por dentro, acesse o site.

 

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Comentários

comments

Você pode gostar...