A Profilaxia é o melhor remédio

Por Paloma Valério

O capitalismo selvagem há muito vem disseminando a competição não apenas entre as empresas, mas, também, entre os funcionários. A competição, por sua vez, desencadeia o medo que gera introspecção e agressividade, a depender do paciente.

A conduta agressiva normalmente é fonte de desestruturação emocional tanto do agente da ação como daquele que a sofre. A agressividade normalmente é contagiante, o que torna o ambiente de trabalho hostil, onde proliferam boatos e comentários indesejados. A empresa não pode se furtar de coibir abusos, pois é de sua responsabilidade garantir aos funcionários um meio ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Logo, se ciente do fato deve interferir e frear o assédio moral horizontal.

Assédio Moral Horizontal é o nome dado aos abusos desrespeitosos cometidos pelos colegas de trabalho, de mesma hierarquia. Cita-se, como exemplo, um funcionário que está acima do peso e não consegue realizar suas tarefas como os demais – o funcionário de conduta agressiva dá início às chacotas, o que contamina os demais colegas, e todos passam a proferir comentários discriminatórios.  O assédio moral é sinônimo de violência psíquica repetida e prolongada, pois constrange, discrimina e fere a dignidade da vítima. No Assédio Moral Horizontal o próprio colega de trabalho é o agressor, que humilha e isola determinado colega.

Frisa-se que a empresa tem a obrigação de zelar pelo saudável ambiente de trabalho de seus funcionários, reprimindo e censurando agressões. Sua omissão, pois, é sinônimo de ato ilícito, o que enseja dano moral, gerando à empresa o dever de reparação/indenização, conforme os ditames do Código Civil.

O empreendedor precisa estar atento ao que acontece dentro de sua empresa, adotando medidas de profilaxia. Ressalta-se que o Assédio Moral Horizontal prejudica não só o sujeito paciente, aquele que sofre o assédio, como, também, a empresa, uma vez que compromete a produtividade empresarial e, ainda, desemboca em processos judiciais com pedidos milionários de indenização. Comprometimento e zelo são palavras de ordem nas relações trabalhistas, no intuito de manutenção do ambiente saudável e profilaxia de demandas trabalhistas.

Imagem: divulgação (http://www.stpmj.org.br/noticia.html)

Imagem: divulgação (http://www.stpmj.org.br/noticia.html)

Comentários

comments

Você pode gostar...