UFPel envia novos intercambistas ainda este ano

Por Juliana Santos

Na semana passada, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UFPel lançou uma lista com 10 aprovados para realizar mobilidade acadêmica. As bolsas, que terão duração de seis meses a começar por setembro deste ano, foram ofertadas através do Santander Universidades. Os países de destino se dividem entre Colômbia, Espanha, México, Argentina e Portugal.

Monica Bandeira em Moçambique (Foto: arquivo pessoal)

Até hoje a UFPel conseguiu realizar pelo menos 395 intercâmbios e é a quarta colocada na classificação  na quantidade de intercambistas fora do Estado, segundo o site do Ciências sem Fronteiras. Além do CSF, a instituição conta com bolsas específicas de outras universidades, dando oportunidade também para os alunos de graduação que não se enquadram em nenhum curso da área das exatas.

Raquel Thormann está no quinto semestre do curso de Jornalismo da UFPel e foi contemplada com uma bolsa para a Espanha. A estudante diz que a experiência será enriquecedora para sua vida acadêmica e pessoal. “Estudar um semestre inteiro na Espanha irá me proporcionar aprendizados únicos, será uma troca de valores e culturas entre os dois países”, espera Raquel. Sua colega de turma, Victória Renner, irá para a Universidade do Porto, em Portugal. Ela acredita que ser escolhida serve de exemplo para que as pessoas não desistam e acreditem em si.

Mudar de país é além de mudar de cultura, acrescentar novas vivências a sua identidade. Quem sai do Brasil em busca de uma melhor educação ou afim de conhecer novas perspectivas, necessita ir de mente aberta às outras identidades e diferenças de povo. Os olhos pequenos de Kaio Nascimento nem parecem de um estudante brasileiro na China. O estudante de Educação Física da UFPel está há nove meses em Wuhan e brinca que o jeito perturbador e inquieto de falar dos Chineses não o espanta. “É difícil acostumar com uma cultura tão diferente da nossa. Muitas vezes, nos ofendemos com coisas que eles fazem de bom grado ao estrangeiro”, diz.

A recém formada em Jornalismo, Mônica Bandeira, foi selecionada em 2012 pelo Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente. Ela ficou na África durante três meses com outras estudantes brasileiras. “Lá tudo é diferente, a cultura, o jeito de falar, as danças, os relacionamentos. Foi um grande aprendizado”, diz Mônica, que se inspirou na vivência para fazer seu TCC.

Se empolgou com a ideia de estudar fora do Brasil? Fique atento na página da Coordenação de Relações Internacionais da UFPel para saber de novas vagas.