Procon de Pelotas ganhará nova sede até o fim do ano

Por Jean Carlo dos Santos

O Programa Estadual de Defesa dos Consumidores (Procon) de Pelotas, há mais de dez anos na cidade, vai mudar de endereço até o fim do ano. Com cerca de 25.000 processos registrados e uma taxa de solução de 90%, a sua sede definitiva ficará localizada na antiga estação ferroviária, em um prédio que está sendo reformado com verba proveniente de uma multa milionária feita pelo Ministério Público Federal contra uma telefonia.

Atualmente, funcionando na Av. Ferreira Viana, n° 1135, o Procon atende o consumidor que se sentiu lesado ao adquirir, usar ou alugar produtos e serviços defeituosos de qualquer empresa. Se o fornecedor não resolver o problema, se negar a resolver, ou então agir de má fé, o cliente pode fazer a sua queixa no Procon. Sem custo algum, o serviço público abre uma investigação preliminar, notificando a empresa e dando um prazo de 15 dias para receber uma resposta. Os processos levam, em média, menos de um mês para serem concluídos.

Quem teve alguma cobrança indevida, recebeu um produto avariado, não teve suporte técnico, teve algum defeito na sua linha de telefone ou de TV a cabo, ou qualquer outro problema não resolvido pela empresa responsável pelo produto ou serviço, pode abrir processo no Procon. Para isso, basta o reclamante levar os seguintes documentos: duas cópias da carteira de identidade, uma cópia do comprovante de residência, duas cópias do CPF, duas cópias da Nota Fiscal ou documento que comprove a relação de consumo. O horário de funcionamento é das 12h30 às 18h30, de segunda à sexta.

Recebendo mais de 50 casos diariamente, o Procon é usado constantemente pelos Pelotenses. Segundo Jardel Souza de Oliveira, Coordenador executivo do programa na cidade, “o Procon de Pelotas é o que mais registra queixas no Rio Grande do Sul, mais que o de Porto Alegre”. Isso acontece porque os habitantes da região sul do estado, que não tem um Procon na sua cidade, utilizam o localizado em Pelotas.

As épocas que mais geram queixas são no início do período letivo, como março, e nos meses de fim de ano. As mulheres usam o serviço mais que os homens, mas para Jardel “não há um perfil definido” de quem mais procura pelo Procon.

Telefonia, TV a cabo e bancos são, em todo o país, os campeões de queixas e em Pelotas não é diferente. Para orientar a população, o Procon tem um setor exclusivo para informar e educar os consumidores sobre os seus direitos e também sobre os deveres das empresas com os seus clientes. Através do e-mail procon.educacao@pelotas.com.br, qualquer um pode entrar em contato e se informar diretamente com o serviço.

Para mais informações, acesse o site do Procon de Pelotas.

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