O que esses conjuntos de toalhas, fronhas e almofadas têm em comum?

Por Giordanna Benkenstein Vallejos/Em Pauta

As voluntárias: Renata Stoffel, Alice Descheimer e Maria Dolores Wendling mostram alguns dos artesanatos disponíveis na loja. Foto: Giordanna Vallejos

Todos eles são feitos a mão com a intenção de ajudar o próximo. Com mais de 30 voluntárias na pequena loja na Av. São Miguel 814, são vendidos artesanatos há aproximadamente vinte anos para arrecadar fundos para a APAE de Dois Irmãos.

Segundo a coordenadora do projeto e ex-diretora da APAE, Maria Dolores Wendling, “a APAE é uma entidade que precisa de muita ajuda, são gastos que não acabam”. Ela conta que quando assumiu a direção da entidade, sentiu a falta de verbas e veio à ideia de vender artesanato para amenizar esse impasse.

Como não era viável vender na sede, o terreno no qual a loja se encontra foi cedido, os materiais de construção foram doados pela população e a mão de obra paga pela APAE. De uma necessidade surgiu um projeto duradouro e com muitas conquistas: “Conseguimos fazer toda a cobertura da quadra de esportes, pagamos hidroterapia e o que mais foi preciso” explica Maria, orgulhosa.

A maioria das voluntárias do projeto é da terceira idade, que nessa ação solidária encontraram amizades: “Além da arrecadação de dinheiro, o projeto é importante, pois é como uma terapia para o nosso grupo todo”, afirma Alice Descheimer, voluntária que colabora produzindo artesanato em ponto-cruz e ponto russo. 

De acordo com Alice, “a APAE só tem uma porta de entrada, fica no coração da gente”. Mas explica que, devido à pandemia, as voluntárias mantêm contato principalmente pelo Whatsapp e a cada tarde uma delas fica responsável pelo atendimento na loja, que acontece das 14h às 18h de segunda a sexta e aos sábados no período da manhã. Elas aceitam doações de materiais em bom estado para confecção de artesanatos, e o número para contato é 35642383.

Comentários

comments

Você pode gostar...