Instituto Buquê do Amor: ONG oferece apoio a mulheres na luta contra o câncer de mama

IBA existe desde 2013 e atua no acolhimento e diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Victoria Meggiato/ Em Pauta

O IBA (Instituto Buquê do Amor) é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2013 como uma forma de amparo às mulheres hospitalizadas em tratamento contra o câncer. Janice Santos, coordenadora do projeto, é ex-auxiliar de enfermagem e agente de saúde, e sentiu que precisava ajudar outras pessoas. Foi através de um programa de TV mostrando a ideia feita em outra cidade que trouxe a inspiração para que ela começasse a levar, em forma de carinho, flores e lenços às pacientes em tratamento oncológico. Mas, com o passar do tempo, a ONG acabou se tornando algo maior.

IBA ajuda mulheres no diagnóstico precoce do câncer de mama. Foto: Kelly Schmidt

Com as visitas ao hospital, as voluntárias do projeto acabavam criando um vínculo com as mulheres. A partir daí, o grupo começou a promover almoços e eventos, assim como também iniciaram a confecção de camisetas com o intuito de pagar os exames das mulheres que não possuem condições financeiras. Em Março de 2017 nasceu o Projeto “Flores de Esperança”, com objetivo de facilitar o acesso à mamografia para mulheres de baixa renda.

Hoje, o Buquê do Amor funciona auxiliando no diagnóstico rápido, oferecendo exames mensais. Além disso, também realiza a doação de perucas, almofadas e próteses, tudo para oferecer conforto e bem-estar a quem passa por esse período delicado. O instituto ainda promove rodas de conversa em parceria com alguns médicos, para que as mulheres tirem dúvidas sobre a doença, já que muitas vezes têm receio de questionar no consultório. “Antes do IBA, eu era a Janice Rodrigues Santos, hoje sou a Janice do IBA. Agradeço, do fundo do coração, por saber tanto da intimidade de famílias que ganhei durante estes 7 anos. Famílias essas que só querem ouvir que vai dar tudo certo ao passarem essa fase turbulenta, pois, a grande maioria, mesmo com todos os percalços, vence o câncer de mama”, conta Janice em um relato ao site do IBA.

Outubro Rosa no Shopping Pelotas

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Durante todo o mês de outubro, o IBA vai estar na Loja Rosa do Shopping Pelotas, das 14h às 20h. Nas terças, quartas e quintas, será oferecido atendimento médico para mulheres com sintomas. A triagem para atendimentos médicos será realizada nas segundas-feiras do mês. Já aos domingos, acontecem os cortes de cabelo gratuitos para quem quiser doar as mechas para a confecção de perucas, que são destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer de mama.

O IBA também disponibiliza as camisetas do Outubro Rosa para compra.

IBA vai estar durante todo o mês de outubro na Loja Rosa do Shopping Pelotas. Foto: Reprodução/ Instagram Oficial do IBA

Doações

A ONG ajuda todas as mulheres que estão com a doença, até mesmo aquelas que podem pagar pelos seus exames e necessitam apenas de apoio.

Hoje, a instituição basicamente vive de diversas ações importantes para complementar a sua renda e/ou seguir ajudando:

– Reciclagem de Materiais

– Doação de cabelos

– Banco de Lenços

– Almofadas de Coração

– Bolsa Segura

– Camisetas

– Livro Laços da Mama

– Cremes

– Desfiles

Também são aceitas doações de qualquer quantia através do pix: CNPJ 229987590001-48Na sede do IBA são realizados encontros mensais com pacientes oncológicas para troca de experiências. Para mais informações:

Site: https://www.ibars.ong.br/