Estudantes do curso de Jornalismo da UFPel participam do Intercom Sul 2022 em Balneário Camboriú

Congresso de comunicação discutiu “Ciências da comunicação contra a desinformação”

por Brenda Pacheco / Em Pauta Web

Nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2022, na Universidade do Vale do Itajaí, no campus de Balneário Camboriú, aconteceu o congresso nacional na área de pesquisa em Comunicação, o Intercom Sul 2022. O evento, que teve como temática “Ciências da comunicação contra a desinformação”, foi prestigiado por estudantes do curso de jornalismo da UFPel.

Acompanhados pela professora doutora Marislei Ribeiro, os jovens saíram de Pelotas na noite do dia 15 em direção ao Balneário Camboriú. Os estudantes prestigiaram o evento desde o começo e na sexta-feira (17), a aluna Maria Rita Rolim apresentou o trabalho “Experiências extensionistas durante a pandemia: o estudo de caso da Marte Agência de Conteúdo”, pelo Intercom Júnior.

Em seu trabalho, Maria Rita relatou a experiência da Marte Agência de Conteúdo, projeto do qual é bolsista na UFPel desde 2021. Ela conta que, com o começo da pandemia e toda a readaptação das atividades da Marte para o modelo remoto, foi ela quem esteve atuando no projeto junto da

professora Marislei. Ela ainda revela que sua apresentação foi focada em explicar “toda essa dinâmica, como foi pra equipe de organizar, para se estruturar a agência de forma online e pra gente continuar trazendo práticas, estágios e  também conhecimento pro curso de jornalismo da UFPel”.

Congressos, conferências, workshops, dentre outros, são alguns tipos de eventos acadêmicos que contribuem com a formação dos estudantes. A professora Marislei destaca que, além de propiciar aos acadêmicos conhecimentos específicos da área, estes eventos proporcionam muitas trocas com a participação de estudantes, profissionais e docentes de várias universidades. “Além de encontrar pessoas, integrar, se unir para o crescimento da área e discutir sobre o futuro do jornalismo”, acrescenta.

Para Maria Rita, participar do Intercom Sul foi realizador. Ela, que desde o começo da graduação participou de congressos online, pela primeira vez teve a oportunidade de prestigiar e apresentar de forma presencial e destaca a importância de participar de eventos como este. “Eu acho super importante participar desses eventos porque além de currículo, a gente vê o que outras pessoas estão produzindo, cresce a tua perspectiva do que tu tá vendo além da tua universidade”, destaca.

Marislei aponta a importância de futuros jornalistas participarem de eventos como este durante sua formação e recomenda aos graduandos que fiquem atentos às datas dos eventos e procurem pelos professores para orientação na produção de seus trabalhos. A importância de participar desses eventos é reiterada pela aluna Maria Rita, que recomenda a seus colegas e a todos estudantes de graduação que procurem participar das atividades que a universidade pública proporciona, como projetos de extensão, ensino e pesquisa. “A gente tem que mostrar o que  nossa universidade faz, produz, porque isso é revolucionário”, finaliza.

A professora Marislei alerta que em novembro deste ano, acontece o 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor), congresso anual realizado pela  Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. As inscrições para envio de resumos e propostas de trabalho estão abertas até o final de julho. Mais informações podem ser acessadas através do link: https://sbpjor.org.br/sbpjor/.