Let Go: 20 anos da volta do pop punk

Esse mês o álbum de estreia da cantora Avril Lavigne completa 20 anos e para comemorar a data, uma nova versão especial do disco foi lançada nas plataformas digitais.

Por Sarah Oliveira

Avril em ensaio para Chris Buck em 2002./ Foto: Chris Buck

A cantora canadense Avril Lavigne ficou conhecida em 2002 ao lançar seu primeiro single “Complicated”, que atingiu o #2 lugar na Billboard Hot 100, o ranking musical mais importante dos Estados Unidos e depois com o seu primeiro álbum “Let Go” atingindo os primeiros lugares em diversos países, consolidando-a como uma grande artista internacional e um fenômeno mundial.

E esse ano Avril o relança em comemoração ao seu marcante aniversário de 20 anos.

O início

Vinda de uma pequena cidade do Canadá, desde cedo a jovem Avril mostrou interesse na música e muito talento na área. No mesmo ano em que ela ganhou um concurso para cantar ao lado de Shania Twain, Avril conseguiu o seu primeiro empresário e um contrato milionário na gravadora Arista Records, onde produziu ali o seu debut “Let Go”.

A produção do álbum 

Com um início de produção conflituosa entre a artista, que queria um som mais rock, combinando com seu estilo pessoal, e a gravadora, que a queria como um artista que eles poderiam moldar à sua maneira, o primeiro trabalho profissional de Avril demorou cerca de 2 anos para ser finalizado. Durante o período de criação do disco, Avril escreveu diversas canções, colaborou com escritores experientes e ainda gravou o material que os executivos queriam, mas nada parecia ser o ideal para ambas as partes.

Com a ajuda da banda The Matrix, ela e a gravadora finalmente conseguiram encontrar um consenso sobre qual era o estilo de Avril dentro da música e, após algumas sessões no estúdio compondo músicas com a banda, surge a canção que definiria Avril na indústria: “Complicated”.

Porém, mesmo quando tudo parecia estar caminhando para os toques finais, a cantora e a gravadora entraram em mais um embate: qual seria o nome do disco. Os executivos acreditavam que o nome “Anything But Ordinary” era a ideal por ser o nome de uma das faixas, mas Avril não gostou da pressão de ser obrigada a colocar um título ao seu trabalho e acabou optando por “Let Go”, nome de uma das faixas que ficaram de fora do encarte final do álbum – e ele foi o escolhido.

Destaque na indústria da época

Diferentemente das artistas femininas predominantes nos anos 2000 que cantavam músicas chicletes, dançavam complexas coreografias e usavam roupas ao comprimento mini repletas de brilho, Avril destacou-se por ser o oposto: ela usava roupas largas e rasgadas, apenas maquiagem forte nos olhos para destacá-los e acessórios pesados ao estilo punk.

Avril no MTV Video Music Awards de 2002. /Foto: Bauer Griffin

Com o seu visual alternativo e música marcante, Lavigne trouxe consigo a volta da Contracultura, que assim como quando surgiu nos anos 1960, serviu para se rebelar e opor-se à sociedade da época e acolher os jovens dos anos 2000 que não se encaixavam no padrão e com o som das popstars brilhantes moldadas por suas gravadoras – fator esse que a estudante Natália Duarte, 20, destaca ao ser perguntada sobre a sua cantora favorita. “[Ela trouxe] todo aquele comportamento rebelde […] nas suas músicas e em sua vestimenta, e com certeza muitos jovens se identificaram com esse estilo e se sentiram representados. Acredito que esse foi o motivo dela ter bombado tão fácil e rápido, ela foi ‘contra as regras’, mostrando que possuía personalidade e não ligava para as opiniões alheias.”

Para sabermos mais sobre como a música de Avril impacta os seus admiradores, Natália nos conta que conheceu a artista pela TV em 2012 ao assistir o clipe da música “Girlfriend” em um canal de música e foi pesquisar sobre ela na internet. Ao falar sobre como é o trabalho de Avril, Natália fala que as músicas da cantora impactam de diversas formas. “[…] são muito inspiradoras e fáceis de se identificar.”, explica.

“Let Go”

“Um ponto bom das músicas da Avril é que tem de todos os estilos, desde o punk até [o] mais pop e baladas, te fazendo ir de dançar a chorar em minutos. Outra coisa muito importante, é que Avril escreve todas [as] suas músicas, o que com certeza tem um impacto na pessoa que escuta, pois ao se identificar com a letra, traz um sentimento de acolhimento e representatividade.”, aponta a entrevistada.

E foi isso que determinou o sucesso do disco de estreia da jovem canadense de 17 anos. Os singles “Complicated”, “Sk8er Boi” e “I’m With You” atingiram ótimas posições nas paradas musicais ao redor do mundo fazendo com que, posteriormente, o mercado e o público se interessassem tanto pelo som pop punk que “Let Go” vendeu mundialmente cerca de 16 milhões de cópias.

Quando questionada sobre o que faz o “Let Go” ser um álbum tão singular, Natália responde que, por ter lutado muito para lançar o som e escrever as próprias canções, Avril fez com que ele se tornasse atemporal. “Suas músicas não envelhecem […] tanto que são comentadas até os dias atuais. […] os jovens da nova geração estão descobrindo as suas músicas antigas e continuam a se identificar.”

20 anos depois

Capa de “Let Go (20th Anniversary Edition)”. /Foto: Divulgação

Para comemorar o aniversário de seu marco inicial na indústria, Avril presenteou seus fãs e o mundo com uma versão comemorativa do disco com todas as músicas descartadas em 2002 como o lado B, todas as faixas remasterizadas e finalmente lançando a música “Breakaway” em sua voz.

A faixa escrita pela própria Avril, “Breakaway” ia ser oficialmente incluída no seu álbum debut, porém por achar que não se encaixava dentro do conceito do disco, ela acabou tirando-a da lista e entregou a música nas mãos de Kelly Clarkson, que lançou-a como single e batizou o seu segundo álbum de estúdio lançado em 2004 com o mesmo nome.

E depois de muitos anos tendo somente uma versão da música em sua voz ainda como uma “demo” e em baixa qualidade, hoje a versão oficial em estúdio da música recebe o carinho e emoção dos fãs da forma que devia. Por ser uma música sobre a vontade de sair da cidade do interior e ir para a cidade grande viver e realizar os seus sonhos, a obra diz bastante sobre a própria vida da artista, que saiu de casa aos 15 anos para ir a Nova York e de lá saiu com um contrato em mãos á caminho de Los Angeles para começar o seu primeiro trabalho na indústria musical.

Ouvir breakaway hoje em dia, regravada com sua voz atual, é extremamente tocante porque ela realizou todos esses sonhos – e mais – que cita na música. Acredito que tenha sido muito comovente pra ela também regravar essa música, olhando pra trás e lembrando de quando era uma adolescelente e a compôs, vendo que alcançou tudo que desejava”.  

“Let Go” foi lançado no dia 4 de junho de 2002 e mesmo depois de 20 anos ainda consegue ser tão atual quanto na época em que foi entregue ao seu primeiro público, por não somente ser um álbum de rock e pop punk, mas por ser um marco de retorno de um movimento mundial e um abraço aos adolescentes que que não se encaixam nos padrões que a sociedade impõe, além de ser uma revolução na indústria da música mundial.

“Let Go (20th Anniversary Edition)” é uma carta de amor aos fãs. Como Natália diz, “… é um momento de muito emoção e felicidade, acredito que principalmente para os que a acompanham desde 2002, o sentimento de nostalgia é gigante.”

Já quanto a sua posição de rockstar, com o relançamento o seu primeiro trabalho, Avril consegue mais uma vez o porquê que esse título ainda lhe pertence além de dar a um novo público a oportunidade de se ver em sua música e “de reafirmar que [“Let Go”] é um álbum lendário que moldou todo um estilo […] e que continua a inspirar as pessoas, mesmo 20 anos depois”, como afirma a entrevistada.

“Na minha opinião, o “Let Go” não foi apenas um álbum, foi todo um movimento que possui uma estética própria e memorável, marcando diversas gerações.”, finaliza.

Comentários

comments

Você pode gostar...