1ª Semana de Conscientização e Orientação sobre Síndrome de Down de Pelotas

Uma semana de conscientização sobre a Síndrome de Down. Imagem: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas

Por Roberta Muniz

A Prefeitura Municipal de Pelotas está realizando pela primeira vez uma semana inteira de conscientização e orientações sobre a Síndrome de Down. O tema desta semana é “Transforme seus conceitos, liberte-se do preconceito” e teve início no último dia 21, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e se estende até o próximo dia 28.

Este dia 21 de março faz alusão aos 3 cromossomos no par de número 21, que é característico das pessoas com a Síndrome. Essa data foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis da universidade de Genebra. O Dia Internacional da Síndrome de Down faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas e é comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

A semana de celebrações e conscientização teve início com a já tradicional Caminhada Down, que é realizada há 10 anos na cidade pelas mães de pessoas com Down. Ainda nos primeiros dias de atos dessa semana, já foram realizadas uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, abertura de uma exposição de fotos no Mercado Público, atividade de orientações em escolas e ainda palestras.

A semana segue com programações para que o pelotense possa perder os seus preconceitos e para que mais pessoas compreendam que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma mutação genética do material humano, presente em todas as raças.

Confira o restante da programação da semana:

(Domingo) 24 de março

– 15h: Piquenique do Afeto, no CTG União Gaúcha.

(Segunda-feira) 25 de março

Atividade de orientação e conscientização sobre Síndrome de Down, nas escolas públicas municipais.

(Quinta-feira) 28 de março

– 17h: Desfile Transformando Conceitos, no Mercado Central.