A importância do sono

Por Mariana Pasinato e Giovanni Branco

O sono é uma das atividades mais importantes que desempenhamos durante o dia. Neste período de repouso, o corpo relaxa e as preocupações se esvaem. Nos dias atuais, a vida de grande parte da população é corrida. E devido a uma rotina intensa, muitas pessoas acabam por não dar a devida atenção para boas horas de sono. Dormir bem é fundamental não somente para melhorar a execução das tarefas diárias, o descanso é de suma importância para a saúde.

Foto: divulgação (http://meussonhosdevida.blogspot.com.br/)

Foto: divulgação (http://meussonhosdevida.blogspot.com.br/)

Durante o sono, muitas funções são desempenhadas, é o que nos explica a médica Fabiele Mello Assad: “O sono é uma necessidade de recuperação essencial ligada a todos os órgãos do corpo. Funções essenciais como metabolismo anabólico, conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central e consolidação da memória são desempenhadas”. Uma pergunta muito frequente a respeito deste assunto são as horas necessárias para se obter um bom descanso, o que pode variar de pessoa para pessoa, mas o indicado para a população adulta é que seja de seis a oito horas por noite.

Em conversa com o Design Gráfico, Henrique Rockenback, 24 anos, ele relata que tem o habito de dormir somente cinco horas por noite, e que isso não afeta no seu desempenho diurno. “Só vira um problema se eu dormir menos que isso, geralmente acordo sem despertador, a menos que esteja realmente muito cansado“. Já para Marivania Leite, 43 anos, comerciante, é importante que as 8h de sono sejam respeitadas para que seu dia tenha uma boa produtividade. “Trabalho com vendas, onde tenho que estar sempre em movimento, acabo me cansando durante o dia, e o que mais almejo ao chegar em casa a noite é poder ter uma boa noite de sono.“

A respeito das consequências de se dormir mal, Dra. Fabiéle ressalta que podem se desencadear problemas psicológicos e de relacionamento, irritabilidade, diminuição de concentração e ansiedade. Em caso de insônia, geralmente causada por estresse e ansiedade, Fabiéle recomenda: “O paciente deve procurar ajuda de um profissional da saúde que esteja apto a avaliar a causa do problema e se necessário fazer um tratamento medicamentoso”. Deixar o quarto em temperatura agradável, estabelecer horários para dormir e acordar, evitar álcool ou cafeína à noite e refeições leves são hábitos que podem contribuir para um sono tranquilo.

Comentários

comments

Você pode gostar...