O limite da magreza

Por Yasmin Benedetti

Falar sobre o peso é um assunto delicado no mundo feminino, principalmente na contemporaneidade – momento em que o peso pode definir uma pessoa. Sempre estamos sujeitos a julgamentos em relação à estética e, deste modo, a oscilações nas medidas no decorrer da vida. Contudo, a sociedade atual não permite desculpas, e nós, mulheres, nos sentimos pressionadas a padrões de beleza universais. Mas, isto está errado!

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Saúde, este é um tema que deixa a desejar quando o assunto é perder peso ou manter as medidas. Na busca pelo corpo perfeito, muitas pessoas, até mesmo os homens, esquecem que a saúde vem em primeiro lugar. Portanto, em um processo de emagrecimento o acompanhamento de um nutricionista faz diferença. O cuidado com o corpo significa cuidar da mente, da alma, para assim atingirmos objetivos difíceis.

Mudar a rotina de alimentação, da prática de exercícios físicos nem sempre é fácil. Ainda mais se você está se recuperando de uma fase ruim, como após um tratamento ou cirurgia.

Muitos remédios têm um efeito negativo no corpo, por isso há a ressalva em cuidar da mente. Lidar com o peso é um obstáculo para mulheres que fazem dietas restritivas, e por vezes passam mal em consequência. Se você é mulher, já deve ter ouvido falar da dieta da sopa, dieta alcalina, dieta volumétrica, dieta sem glúten, e mais, uma lista de dietas que por vezes são absurdas. Nesta hora, consultar um psicólogo pode ser uma boa pedida!

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A reeducação alimentar é importante na prevenção e tratamento de doenças, mas querer emagrecer excessivamente pode, também, ser um problema. A anorexia é um exemplo de patologia que atinge grande parte das modelos no mundo. Os sintomas segundo o site de distúrbios alimentares são: distorção da sua própria imagem, sentir muito medo em engordar um pouco, não manter o peso considerado normal para seu tamanho, e até mesmo ter o ciclo menstrual interrompido.

De acordo com a estudante de educação física e professora de dança, Camila Freda, a perda excessiva de peso pode ser prejudicial a produção de estrogênio (hormônio feminino), e esse déficit é responsável por problemas como a diabetes, inclusive em homens. Os riscos de sofrer um aborto, ter doenças pulmonares e a infertilidade masculina aumentam significativamente em função da magreza excessiva.

Em mulheres causa um desequilíbrio do sistema hormonal feminino, correndo o risco de anemia e hipovitaminose. Segundo Camila, a atividade física vem a ajudar nesta hora, e traz benefícios à saúde. “Reduz os riscos de morte prematura, de doenças cardíacas, diminui as chances de diabetes, além dos sintomas de depressão e ansiedade”, ressalta.

Estar abaixo do peso pode proporcionar maior perigo do que a própria obesidade. O Em Pauta deixa uma dica para você saber se está abaixo do peso. Basta medir seu índice de massa corpórea (IMC), não podendo estar abaixo de 18,5. Para calcular divida seu peso pela altura ao quadrado.

PESO (kg)/ ALTURA² (m) = IMC

Você pode fazer o cálculo pelo site: http://www.calculoimc.com.br/

Cuide da sua alma, mente e corpo. Atenção ao que você come, pratique exercícios, e fique atento as oscilações bruscas no peso. A melhor forma de emagrecer é com saúde e responsabilidade. Seguir os padrões de beleza impostos pode não ser a melhor alternativa. Siga o que é correto para o seu tipo de corpo, sempre com orientação do médico, nutricionista, e caso necessário de um psicólogo.

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...