Dia das Mães sem carne: saiba como preparar um almoço sem origem animal

Com preços exorbitantes, a carne pode deixar de ser a protagonista do prato dos brasileiros, inclusive nesse domingo de Dia das Mães 

Por Gabriella Cazarotti

A carne bovina é artigo de luxo em muitos lares brasileiros. No cenário econômico atual, ela passa a ser cada vez mais ausente. Conforme o IPCA-15, índice que mede a inflação de um conjunto de produtos comercializados no varejo, nos 12 meses até abril, o grupo “carnes” teve alta de 9,06% nos preços. 

Mudar o cardápio nesse momento de carestia é a melhor alternativa para o dia a dia, e não precisa ser diferente nos almoços especiais. A celebração do Dia das Mães pode ser nutritiva e sem carne. 

A nutricionista Mônica Vohlbrecht atua há 12 anos na área e explica como fazer as novas escolhas, “Para substituição da carne, são interessantes opções saudáveis que são alimentos mais proteicos, como leguminosas e grãos. Feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.” 

O consumo diário de produtos de origem animal também geram impactos a quem consome, “A carne é um alimento mais rico em gordura saturadas. Quando a gente consome alimentos de origem vegetal, a gente vai estar comendo uma quantidade de gordura saturada muito pequena, que vão trazer benefícios”, explica Mônica. 

Criatividade e sabor

Se adaptar a um novo cardápio não precisa ser tedioso, muito menos repetitivo. Trazer a criatividade para a mesa é um dos objetivos da Chef Natural Lívia Damé, que também mudou completamente sua alimentação e estilo de vida para se dedicar à cozinha natural. 

“Um Chef Natural é um profissional que está atento ao público que busca por saúde e sabor. Pode desenvolver receitas com ingredientes que tragam benefícios à saúde. Prioriza o que é natural, o que vem da terra, o que é funcional, saudável, e anti-inflamatório, sem perder o sabor e a relação afetiva que a comida tem.” afirma a chef. 

Dia das Mães 

A chef Lívia Damé incentiva um almoço de celebração saudável e reconhece o poder da cozinha no ambiente familiar, “Que delícia poder cozinhar em um momento de confraternização, fazer uma refeição deliciosa que nos fará bem desde a aquisição, durante a degustação e processo digestório. Isso sem nem mencionar o bem-estar dos demais elos envolvidos nessa corrente.”, conta Lívia. 

Ela sugere um prato colorido e equilibrado, super fácil de preparar, “Uma farta salada de folhas verdes, tiras de cenoura, sunomono de pepino, tomate confit, quinoa em grão cozida, bolinho assado de grão de bico (falafel), sementes de girassol e gergelim, e pode regar a salada com  molho agridoce de melado, tahine e limão.”  

Substituir a carne por alimentos vegetais nutritivos é uma alternativa aos preços do supermercado/ Foto: Lívia Damé

Receita do Falafel (bolinho de grão de bico)

Ingrediente Medida caseira Peso
Grão de bico 2 xícaras 350g
Cebola 2 unidades média 160g
Salsinha fresca 1 molho grande 45g
Sementes de coentro 2 colheres de sopa 13g
Pimenta síria (em pó) 2 colheres de chá 6g
Pimenta preta (em pó) 1/2 colher de chá 2g
Sal marinho moído 1/2 colher de sopa 10g
Noz moscada ralada 1 colher de chá 1g

Utensílios e equipamentos:  tigela grande, colher/espátula, assadeira grande, tapetinho de silicone, mixer ou processador de alimentos, balança e/ou xícaras e colheres medidoras padrão e forno.

Distribuição na assadeira com tapetinho de silicone/ Foto: Lívia Damé

Modo de Preparo:

Faça o demolho do grão de bico por 24 horas, trocando a água 2 vezes; Escorra a água e processe os grãos hidratados com os demais ingredientes; enquanto isso acenda o forno a 200ºC; Com a massa homogênea, modele bolinhos com 30 gramas (uma colherada média) na palma da mão; Acomode os bolinhos em uma assadeira forrada com tapetinho de silicone; Não precisa espaçar, eles não mudam o tamanho, rende cerca de 35 unidades; Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que estejam dourados. 

Custo aproximado da receita é de R$13,63, rende 35 bolinhos. Três unidades e meia tem 150kcal.

Bolinhos assados acompanhados de molho/ Foto: Lívia Damé

 

Mais receitas sem origem animal são compartilhadas pela Chef Lívia através do seu Instagram @liviadamechef.  Informações médicas nutricionais são divulgadas pela nutricionista Mônica Vohlbrecht por meio do site nutricionistamonica.com.br

Comentários

comments

Você pode gostar...