Vantagem numérica não aproveitada e novo empate na Sula

Mesmo com um a mais durante mais de 40 minutos, Internacional empata com o Guaireña em jogo de pênalti polêmico

Por Luis Collat

Renê, De Pena e Wanderson comemorando o gol de empate em 1×1/fonte: Ricardo Duarte – AI Internacional – divulgação

Em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Inter reencontrou a equipe paraguaia do Guaireña, com quem já havia empatado duas rodadas antes, e repetiu o placar de 1×1. Mesmo com o andamento da partida demonstrando com clareza a superioridade técnica do time gaúcho poucas chances levaram real perigo ao gol do Guaireña, que ainda contou com uma penalidade que gerou muita reclamação por parte de jogadores e torcedores colorados, mas sem a possibilidade de uma revisão pela ausência de VAR nessa fase da competição continental.

Enquanto o Colorado vinha de um saldo positivo nas 3 primeiras partidas de Mano Menezes que somou duas vitórias e um empate, o Guaireña não passava por boa fase, acumulando três derrotas nas últimas quatro partidas no Campeonato Paraguaio e ocupando a 9ª posição.

As duas equipes chegaram para o confronto empatadas em 5 pontos, com o Guaireña na liderança apenas pelo critério de gols pró. O duelo era a oportunidade perfeita para o Inter assumir a liderança isolada do grupo, o que é ainda mais imprescindível na Copa Sul-Americana pelo fato de apenas o primeiro colocado se classificar para a fase seguinte.

O Jogo

A equipe do Inter teve o domínio da posse de bola desde os minutos iniciais, mas sem criar chances de grande perigo no primeiro tempo. O primeiro chute veio aos dois minutos em cobrança de falta frontal que Edenilson mandou sem muitas dificuldades para o goleiro Escobar.

Aos 3 minutos, em uma das primeiras chegadas do Guaireña, a bola sobrou na entrada da área após lateral longo cobrado pelo lado esquerdo e a bola foi finalizada na mão de Mercado. As reclamações de pênalti por parte dos atletas da equipe paraguaia foram muito acentuadas, e já começaram a gerar uma forte pressão no árbitro chileno Cristian Garay, mas o juiz mandou a partida seguir.

O momento mais perigoso do Internacional na primeira etapa ocorreu aos 13 minutos, com Carlos De Pena arriscando um chute partindo da quina da grande área que tirou tinta da trave e acertou a rede pelo lado de fora.

Com 18 minutos de jogo, o centroavante Alemão teve sua primeira chance após jogada de Wanderson, que driblou o lateral esquerdo paraguaio e tocou para o camisa 35 finalizar em cima do zagueiro e conseguir um escanteio.

A primeira finalização do Guaireña a levar mais perigo ocorreu aos 23 minutos, após escanteio cobrado por Otazú no lado direito e desvio na primeira trave de Salinas que mandou a bola à direita do gol de Daniel.

Aos 29, mais uma tentativa de Alemão, que executou uma bicicleta mas  acabou acertando o zagueiro Nelson Ruiz e cometendo a falta. 

O lance mais polêmico do jogo veio aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Villagra recebeu passe na frente e apostou corrida com o zagueiro Bruno Méndez, que chegaria na frente do atacante, mas o jogador do Guaireña enroscou seu braço no do jogador colorado e caiu fazendo com que o árbitro marcasse o pênalti. Os jogadores do Inter reclamaram muito, mas totalmente em vão pelo fato de não haver VAR. Mario Otazú, que nada tinha a ver com isso, deslocou Daniel com tranquilidade na cobrança e abriu o placar para a equipe da casa.

Após o gol, a equipe colorada demonstrou ter sentido o gol e não conseguiu criar nenhuma chance de perigo para a meta adversária. O cenário só foi mudar após a volta do intervalo, onde Mano Menezes promoveu duas alterações: Dourado e David nos lugares de Gabriel e Maurício.

O cenário durante todo o segundo tempo foi formado pela equipe do Guaireña totalmente resguardada na defesa e com muita dificuldade de armar seus contra-ataques quando surgiam oportunidades enquanto o Internacional cercava a área adversária em busca de seu primeiro gol.

Não demorou muito para o outro zero sair do placar. Aos 6 minutos, De Pena deixou para Renê na esquerda que cruzou rasteiro para Wanderson, com muito espaço dentro da área, marcar seu primeiro gol com a camisa do Inter e empatar o placar em 1×1.

Dois minutos após o gol, David recebeu na frente e foi derrubado por Joel Jiménez pouco antes de chegar na área, o que resultou em falta e cartão vermelho para o lateral paraguaio. Daí para a frente, a equipe gaúcha teve ainda mais volume de jogo, mas sem muito perigo real. Só no segundo tempo foram 15 finalizações e 79% de posse de bola, mas sem criar a impressão de que o gol estava amadurecendo em nenhum momento. A partida acabou finalizada no placar de 1×1.

Pós Jogo

Após a partida, o técnico Mano Menezes e o atacante Wanderson deram entrevista coletiva. O treinador recém chegado comentou o resultado da partida e o polêmico pênalti marcado no primeiro tempo: “Não saímos plenamente satisfeitos, sem dúvida nenhuma, porque entendemos que jogamos para poder vencer. Penso que a penalidade máxima contra nós não foi (bem marcada)”. 

Mano também demonstrou uma visão otimista para o andamento da competição levando em consideração os resultados obtidos pelo Inter ainda na era Medina: “Saímos com a condição importante de poder definir os dois jogos que temos em casa. Depois da equipe ter saído com dois empates nas duas primeiras rodadas é uma condição muito boa levar a decisão da classificação para casa”.

Já o atacante falou sobre a sua recuperação física após longo período sem jogos pelo Krasnodar na Rússia, apontando uma melhora nas últimas partidas. Na partida desta quinta, Wanderson permaneceu por 76 minutos em campo, sendo essa a partida que atuou por mais tempo até agora. Perguntado sobre a emoção do gol marcado, Wanderson foi enfático: “Fico feliz de ter ajudado o Inter, mas ficaria mais feliz de não ter feito o gol e saído daqui com os três pontos”.

Antes do quinto compromisso pela Sul-Americana contra o Independiente Medellín, o Inter enfrenta o Juventude em Caxias e o Corinthians em São Paulo em busca de mais 6 pontos no início do Campeonato Brasileiro. Pela competição continental, o Colorado se encontra empatado em pontos com o líder Guaireña, que leva a vantagem por ter marcado um gol a mais.

Ficha técnica:

Guaireña: Escobar; Giménez, Paniagua, Ruiz (Barrios) e Jiménez; Santacruz (Toledo), Aguilar, Salinas, Ayala (Cáceres) e Otazú; Villagra (Duarte); Técnico: Troadio Duarte.

Internacional: Daniel; Bustos, Mercado, B. Méndez e Renê; Gabriel (Dourado), Edenilson, De Pena (Estevão); Wanderson (C. Vidal), Maurício (David) e Alemão (W. Moraes); Técnico: Mano Menezes.

Gols: Otazú (GUA) 33’ 1T e Wanderson (INT) 6’ 2T.

Cartões Amarelos: Bruno Méndez (INT) e Carlos Duarte (GUA).

Cartões Vermelhos: Joel Jiménez (GUA).

Comentários

comments

Você pode gostar...