LabGrãos marca presença na Expoarroz Tech 2019

O objetivo da participação no evento é de mostrar as produções do laboratório da UFPel, além de realizar prestação de serviço e divulgação no meio agrícola.

Por Camila Santos

Estante da LabGrãos na Expoarroz Tech 2019. Imagem: Camila Santos

O Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LabGrãos) está participando mais um ano da Expoarroz. Participam da feira desde a primeira edição sempre com o intuito de mostrar o que é produzido no laboratório dentro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prestação de serviço e como uma forma de divulgação no meio agrícola.

No segundo dia de evento, na quarta-feira (15), membros da LabGrãos lançaram o livro “Arroz e Feijão”, que é um guia prático de análise sensorial em grãos. A terceira obra produzida pelo laboratório de grãos da UFPel. Nesse livro as autoras, Márcia Arocha Gularte, Bianca Pio Ávila, Aline Machado Pereira e Estefânia Julia Dierings de Souza, tiveram a pretensão de solucionar problemas que as indústrias tinham em relação a análises sensoriais e trazer formas de orientação no planejamento e na execução de análises de pesquisas sensoriais.

Para Márcia Gularte, professora do programa de pós-graduação do departamento de ciência e tecnologia de alimentos da UFPel, a produção do livro foi um anseio para ela e suas orientandas, respondendo as expectativas em função de verificarem que as pessoas necessitavam de guia de protocolo para poder fazer análises. “Uma certa ousadia nossa de produzir alguma coisa que possa resolver problemas, mas achamos necessário conhecer o que o consumidor quer, mas principalmente como ele quer”, completa Márcia.

Participam da feira desde a primeira edição. Imagem: Camila Santos

Conheça o LabGrãos

O LabGrãos é um órgão de apoio ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa e à extensão nas áreas de secagem, armazenamento, controle de qualidade e industrialização de grãos. O Laboratório está em funcionamento a mais de 40 anos e está vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial (DCTA) da Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Nos últimos anos, grande quantidade de trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos no Laboratório de Grãos. As recomendações técnicas oficiais da pesquisa de arroz para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina se alicerçam nos trabalhos feitos da UFPel na área, assim como boa parte da que é feita para outros grãos.