Liga das Nações de Vôlei Feminino começa em maio

Dezesseis países disputarão partidas entre 21 de maio e 7 de julho. Brasil estreia contra a China.

Por Lia Xavier

Primeiro jogo da seleção brasileira é contra a China, no dia 21. Imagem: Divulgação/FIVB

Na próxima terça-feira (21), começa a segunda edição da Liga das Nações de vôlei feminino, que é promovida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O torneio que ocorre desde o ano passado, veio para substituir o Grand Prix, que aconteceu durante os anos de 1993 a 2017. Somente na primeira fase, entre os dias 21 de maio e 20 de junho, serão disputadas 120 partidas em diferentes locais do mundo. A fase final está marcada para acontecer entre os dias 3 e 7 de julho, na cidade de Nanjing, na China.

A competição é realizada em duas etapas: uma fase classificatória, que ocorre durante cinco semanas em cidades-sedes rotatórias e uma fase final entre as cinco melhores colocadas e o país-sede da final – neste caso a China. O último classificado entre as equipes na fase de grupos será rebaixado e dará lugar ao vencedor da Copa Challenger. A disputa conta com 16 equipes: 12 previamente selecionadas e fixas no torneio e quatro seleções desafiantes. Entre as equipes fixas estão: Brasil, China, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, Holanda, Rússia, Sérvia, Tailândia, Turquia e EUA. Já as quatro desafiantes são a República Dominicana, Polônia, Bulgária e a Bélgica.

A classificação é determinada pelo número de vitórias de cada equipe. Em caso de igualdade no número de vitórias, será utilizado como critério de desempate o número de pontos acumulados na competição seguindo a seguinte pontuação: três pontos para vitórias alcançadas em três sets a zero ou três sets a um; dois pontos em vitórias de três sets a dois; um ponto em derrota por três sets a dois e; zero pontos em caso de derrotas por três sets a zero ou três sets a um.

E nesse ano, a expectativa de bons embates ainda é maior já que estamos em ano pré-olímpico, que inclui as eliminatórias para Tóquio 2020, além da Copa FIVB 2019 e demais competições continentais e regionais.

Para começar com o pé direito, o primeiro jogo da seleção brasileira será realizado em Brasília, no dia 21 de maio, às 20h, contra a atual campeã olímpica e anfitriã das finais, a China. E é possível esperar uma partida emocionante já que em 2016, na Olimpíada do Rio, a China eliminou as brasileiras nas quartas de finais.

Além das orientais, o Brasil recebe na capital brasileira Rússia e República Dominicana, nos dias 22 e 23 de maio respectivamente. Na sequência, durante os dias 28 a 30 de maio, o Brasil viaja até a Holanda onde enfrenta as donas da casa, e as seleções de Bulgária e Polônia. Os próximos embates é em solo norte-americano, jogando contra Estados Unidos, Alemanha e Coréia do Sul, entre os dias 4 a 6 de junho. Já nos dias 11 a 13 de junho, os adversários da equipe brasileira serão o Japão, Sérvia e a Tailândia, jogando em terras japonesas. E para terminar a campanha na primeira fase o time de Zé Roberto vai até a Turquia, onde encara a seleção turca e também os times de Bélgica e Itália.   

Comentários

comments

Você pode gostar...