Palestra sobre Política, Feminismo e Ética marcam início da Calourada UFPEL

Por Juliana Escouto

Com o tema política, feminismo e ética a palestra da professora Márcia Tiburi lotou o auditório e outra sala adjacente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas. O evento que ocorreu no dia 21 de março marcou o início do ciclo de atividades que compõem a Calourada UFPEL 2016. De um modo didático e descontraído, Márcia conceituou cada tema e incitou os participantes a refletirem sobre essas questões.

Tiburi inicia sua fala dizendo que “as pessoas estão fora de si no quesito política e ética”, e usou a frase para justificar o que tem ocorrido no cenário político atual. Para ela, a política é vista como algo ruim na atualidade. A sociedade acaba julgando precocemente, pois associa a política ao poder. No entanto, ela pode ser pensada no contexto das relações entre as pessoas.

Para Márcia, a politização da mulher é o modo mais básico de conceituar o feminismo. Ela aborda o quanto a mulher esteve alheia e excluída do poder por séculos. Tiburi utilizou exemplos históricos para enfatizar o quanto a figura feminina foi rebaixada e oprimida pela supremacia do poder masculino. Sempre utilizando humor, a palestrante trouxe exemplos pessoais para exemplificar. Seguindo essa questão, também abordou a questão de gêneros e de como os padrões culturais precisam ser modificados, visto que as pessoas ainda são vistas e julgadas pelo corpo que tem.

Por fim sobre a ética, a professora comentou que é um assunto pouco debatido na atualidade, mesmo sendo de vital importância ao falar de política e viver em comunidade. Assim, lançou três questões que devem ser refletidas ao se pensar em ética. Elas são “Como me tornei quem sou?”, “O que estamos fazendo com os outros?” e “Como viver juntos?”.

Os alunos por diversas vezes aplaudiram as colocações da palestrante, principalmente, quanto o assunto foi feminismo e a questão de gêneros. Com sua simpatia Márcia Tiburi chamou os alunos à reflexão para esses temas que, por muitas vezes, não são vistos de forma amigável.

Márcia Tiburi é filósofa e escritora. Graduada em filosofia e artes e mestre e doutora pela UFRGS. A escritora já teve diversos livros publicados, dentre eles romances e livros da área da filosofia. A sua última obra foi “Como Conversar com um Fascista”. A professora e pesquisadora, tem uma coluna na Revista Cult, é conferencista e defende causas feministas.

Palestrante Marcia Tiburi (Foto: Geovane Matias)