Centro Acadêmico Pagu organizou palestra voltada à “Mídia Alternativa”

Por Juliana Escouto

Debate dos palestrantes com os alunos (Foto: Daniel Correa)

Em palestra realizada no dia 23 de março, no Auditório do Campus Anglo, o Centro Acadêmico Patrícia Galvão (CA Pagu) do curso de Jornalismo, trouxe como tema do evento “Mídia Alternativa: Um outro jornalismo é possível”. Para dar conta da temática foram convidados a participar da discussão o doutorando em linguística e membro do Laboratório de Estudos e Análise do Discurso da Universidade Católica de Pelotas Eduardo Menezes e o jornalista e fundador da revista o Viés, Bibiano Girardi.

Os alunos do curso de Jornalismo lotaram o auditório e, assim puderam ter exemplos de como a “grande” mídia atual vêm retratando o difícil momento político, vivido no Brasil. Para embasar sua fala, Eduardo Menezes fez o uso da análise de capas de jornais, demonstrando assim, o quanto os meios de comunicação são tendenciosos. Em sua análise ele provou que os veículos dão diferentes enfoques as informações, para assim marcar sua posição diante das situações. Porém, boa parte desses veículos se diz isento e sem “lados”. Para o palestrante, não existe problema que esses se posicionem favoráveis a determinado partido ou ideologia, entretanto é necessário que fique claro para o leitor que as seguem, a postura tomada por este veículo. Certamente, é uma forma de desmistificar o fato do jornalismo ser praticado de forma isenta e imparcial.

Para fugir do modo tradicional que as grandes empresas utilizam para fazer jornalismo. As atenções se voltam para as “Mídias Alternativas”, que buscam dar mais de uma visão para as informações, além de aprofundá-las, fugindo do discurso unilateral e raso produzido pela mídia. Com o intuito de mostrar outro modo de exercer o jornalismo, Bibiano Girardi, contou como foi a criação da revista “O Viés”. Segundo ele, a revista é uma outra proposta de jornalismo. Surgiu através de questionamentos que inquietavam ele e os amigos desde os tempos de faculdade. Diante disso, se reuniram para tentar modificar esse cenário. Para Bibiano, esse é um trabalho de “formiguinhas”, que vai se construindo aos poucos.

A revista tem como meta fazer um jornalismo contra a naturalização das opressões. Assim, busca sempre ouvir, retratar e dar voz aos principais interessados, os que estão sendo oprimidos. Sem nunca falar pelas pessoas e sim narrar o que elas têm a dizer. O Viés busca retirar a força e poder dos órgãos oficiais e dar a quem realmente sabe o que se passa, já que esses órgãos tendem a dar declarações de acordo com seus interesses.

No fim do evento, os alunos fizeram questionamentos aos palestrantes, que responderam e debateram diversos temas abordados durante a palestra. Além de temas atuais, principalmente, os que envolvem a atual situação política do país.

Alunos atentos a fala dos palestrantes (Foto: Daniel Correa)