Domingo ensolarado chama população para prestigiar mais uma edição do Ruas de Lazer

O último domingo,05, foi repleto de arte, cultura e lazer. O evento  reuniu a comunidade civil e acadêmica em mais uma edição de sucesso.

Por Guilherme Santana / Agência Em Pauta

Domingo ensolarado reúne, projetos de atividades físicas e culturais. Foto: Guilherme Santana

Dessa vez, em parceria com o evento Copa das favelas,  organizado pela central única das favelas, o  Ruas de Lazer levou jovens, crianças e adultos para a avenida Juscelino Kubitschek durante o último domingo, 05. O evento foi organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em conjunto Prefeitura Municipal de Pelotas.

Proporcionando para a população o acesso ao lazer, o domingo de calor levou a universidade para a rua e mais perto da comunidade.Para o professor Inácio Crushimori da Silva, um dos coordenadores do Ruas de Lazer, o evento é uma oportunidade da universidade se aproximar da população e proporcionar o acesso ao lazer.

́ ́A nossa intenção esse ano é ir para a periferia, nosso último evento foi na Guabiroba e o nosso próximo evento será no Navegantes”, conta Inácio.

Com atividades físicas, apresentações artísticas e até feirinha o evento é organizado meses antes de acontecer e acaba envolvendo várias pessoas e núcleos, tanto da universidade quanto da Prefeitura Municipal de Pelotas ao qual disponibiliza cerca de dois servidores de cada secretaria, para fazerem parte do comitê gestor.

Para o coordenador os espaços de lazer são mal distribuídos pela cidade ´´Onde a gente mais tem uma população empobrecida manos, a gente tem os espaços publicos de lazer de qualidade “ salienta Inácio

Alunos auxiliam a comunidade nas atividades. Foto: Guilherme Santana

Indo além da universidade

Muito mais do que proporcionar momentos de lazer para a comunidade, o projeto Ruas de Lazer possibilita para a comunidade acadêmica o contato com toda a população. Assim, além de toda parte teórica vista nos campus da UFPEL, o acadêmico tem no projeto a oportunidade de praticar “ é um momento único de trazer para a realidade todos os conteúdos que a gente vem trabalhando com os estudantes em sala de aula e nas nossas pesquisas” comenta o coordenador.

Próximas edições

As edições do Ruas de Lazer acontecem aos domingos, pelo menos uma vez no mês, levando para diferentes bairros a oportunidade daquela região usufruir dos projetos e atividades envolvidas com a iniciativa. Marcada para o dia 27 de agosto, a próxima edição será no bairro navegantes “ tenho certeza que vai ser um grande momento de convívio naquela comunidade”  comenta o coordenador Inácio.

Ruas de Lazer conta com feira para pequenos empreendedores. Foto: Guilherme Santana