Dia de João Diróia

Por Estevan Garcia

Ah, o dia dos namorados… Restaurantes, cinemas, bares e bancos das praças ficam repletos de gente exalando amor em forma de mãos dadas, abraços e beijos. Nessa época, os objetos em forma de coração predominam nos quatro cantos das cidades. As flores têm tanta saída das floriculturas quanto no dia das mães e os chocolates garantem uma boa renda pra quem os vende. Ao mesmo tempo tem muita gente frustrada. Triste. Gente que acorda de pé esquerdo e xinga o motorista que demorou a arrancar na sinaleira porque estava dando um beijo na namorada. Esse dia em que a frase “O dia é dos namorados, mas a noite é dos solteiros” entra em embate com os corações, fotos de casais e declarações de amor nas redes sociais. E entre bobos apaixonados e gente com o mais profundo sentimento de desgosto por causa do dia, o 12 de junho passa.

(Foto: Estevan Garcia)

(Foto: Estevan Garcia)

Mas você sabe por que dia 12 de junho é considerado dia dos namorados?

Reza a lenda que o dia dos namorados oficial, com aquela história bonitinha que dá todo sentido e emoção à data, não é dia 12. Guardem seus presentes. A ideia de dia dos namorados surgiu através da história de São Valentim. Reza a lenda que Valentim era um bispo da igreja católica que viveu no século III d.C.  Este realizava casamentos entre jovens cristãos. No entanto, estes casamentos feriam os interesses do imperador da época, Claudio II. O imperador usava o argumento que estes matrimônios monogâmicos prejudicavam os jovens em idade militar. Desta forma proibiu que Valentim continuasse realizando os matrimônios. Pois bem, o bispo, em nome do amor, continuou realizando as cerimônias. Desta forma foi decapitado, em 14 de fevereiro de 270 d.C. Então é isso:“14 de fevereiro”, esta é a data oficial do dia dos namorados.

Mas nós, como bons brasileiros, mudamos as coisas por aqui e criamos uma data nossa para comemorar o amor. Mas esta data surgiu do além? Está na Bíblia? Algum outro bispo morreu por aqui por celebrar casamentos? Nada disso! A data de 12 de junho foi instituída por João Agripino da Costa Dória Neto, mais conhecido com João Diróia. Este homem, nascido em Salvador, no ano de 1919, foi publicitário, advogado, psicólogo e deputado federal brasileiro. Quando criou o Dia dos Namorados, este era presidente de uma empresa de publicidade que tinha como cliente uma loja muito conceituada de São Paulo. No mês de junho, com as vendas muito baixas, ele criou o slogan: “não é só com beijo que se prova o amor”. A data escolhida para fazer a campanha foi de 12 de junho, dia anterior à data de Santo Antônio, o santo casamenteiro. O slogan pegou e a empresa do publicitário ganhou o prêmio de agência do ano.

O brilhante slogan de João Diróia não trouxe lucros apenas para a empresa a qual era sua cliente, mas sim para todas. E continua funcionando até hoje.

12 de junho de 2015. Centro da cidade de Pelotas. Balões c om formato de corações por todos os lados. Decorações vermelhas em todas as lojas. Namorados atrasados à procura de presentes nas lojas. Proprietários de lojas aclamando – mesmo sem saber –  o publicitário João Diróia. Ao conversar com diversos gerentes de estabelecimentos obtivemos a prova: Os apaixonados fazem a economia movimentar. Cristiane Fernandes, gerente de uma loja especializada em artigos de surf e skate brinca: “Nunca teve tanta mulher aqui dentro.” Segundo ela, as vendas aumentaram cerca de 40% em função da data. Rafael Soares, gerente de uma loja especializada em óculos e relógios, comenta que este é o período de segundo maior faturamento do ano. Segundo ele, o público que predomina na loja é o feminino. “São 3 mulheres para um homem que compra conosco”, afirma. Já no ramo de jóias e bijuterias, a procura é diferente. Segundo a vendedora do setor Alessandra Silveira, a maioria dos clientes nessa época é formada por homens. Porém, diferente das outras lojas, ela afirma: “Não tivemos um grande crescimento nas vendas”.

Independente de data comercial ou data comemorativa, o amor sempre deve ser celebrado. Um feliz 12 de junho!

Comentários

comments

Você pode gostar...