Progresso passa da fase inicial da Copa do Brasil Sub 17

Por Luís Artur Janes Silva 

Neste sábado (03), o Progresso estreou na Copa do Brasil Sub-17 de 2019. A equipe pelotense, enfrentou a SEDUC, do Mato Grosso do Sul, na partida única da fase inicial da competição nacional. O jogo aconteceu no estádio da Boca do Lobo e teve um tempo de domínio para cada equipe, mas o resultado final favoreceu aos comandados do técnico Ademir Rodrigues, o Lambari. O Progresso teve mais eficiência no aproveitamento de suas chances e venceu por dois a um, garantindo vaga nas oitavas de final da competição.

Guilherme Bauer (camisa 9) foi um dos destaques do Progresso na estreia da Copa do Brasil Sub 17. Imagem: Luís Artur Janes Silva.

A COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil Sub-17 de 2019, reúne trinta e duas equipes de todo o país. Inter, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Vasco e Atlético-MG são os gigantes do futebol brasileiro que marcam presença nesta edição do certame. Mas, para confirmar a tradição de zebras deste torneio, tivemos a desclassificação prematura do Atlético Mineiro, que caiu diante do Carajás, do estado do Pará. O clube mineiro, atuando em casa, foi derrotado nas penalidades máximas.

Enquanto isso, Fluminense, Vasco da Gama e Internacional confirmaram seu favoritismo com tranquilidade. Já os paulistas Palmeiras e São Paulo ainda não estrearam na competição.

 

O JOGO

A primeira movimentação importante do jogo resultou no gol do Progresso. Wendel recuperou a bola no meio campo e passou para Bauer. O centroavante acertou um lançamento primoroso para Cláudio, que recebeu a pelota pela direita e acertou um petardo no ângulo oposto do goleiro Aldecir. Dois minutos mais tarde, Bauer tentou uma jogada individual, mas foi travado pela defesa da SEDUC.

Comandando as ações, o Progresso foi incomodado apenas aos 12 minutos de partida, quando Sílvio cobrou falta, mas a defesa do Progresso cortou o levantamento. No rebote, Menegatti, de frente para o gol, chutou por cima da meta de Guilherme. Aos 14 minutos, Jeder aproveitou confusão após cobrança de escanteio e arrematou para uma intervenção segura de Aldecir.

Após este início frenético, as equipes diminuíram o ritmo, retomando as ações contundentes aos 31 minutos de jogo, quando Micael chutou da esquerda, a bola desviou na zaga e encobriu o goleiro Aldecir. O Progresso aumentava o escore, garantindo uma tranquila vantagem para o decorrer do enfrentamento.

Necessitando diminuir a desvantagem, a SEDUC chegou através da bola parada, quando Vinícius encostou para Sílvio, que desferiu um potente chute, que acabou sendo defendido por Guilherme. Nos últimos cinco minutos da etapa inicial, a SEDUC adiantou suas linhas de forma definitiva e conseguiu chegar com perigo no último lance desta parte do jogo. Pablo tabelou com Luan, que entrou pela direita e bateu forte, mas a bola passou raspando o poste esquerdo, defendido pelo arqueiro do Progresso.

No segundo tempo, a SEDUC mudou a sua atitude depois da entrada de Heverson. Mas antes da mudança de domínio na partida, o Progresso chegou aos 8 minutos, após abertura de bola feita por Bauer para o atacante Cláudio, que chutou da entrada da pequena área e acertou a trave direita de Aldecir.

Após este lance, a SEDUC começou a dominar a meia cancha e conseguiu descontar a desvantagem aos 17 minutos do tempo final. Luan tabelou com Heverson, que entrou pela esquerda e colocou rasteiro, na saída de Guilherme. A partir do gol da SEDUC, a partida ficou equilibrada e os times trocaram chegadas à meta adversária. O Progresso, que não conseguia organizar jogadas com a facilidade da etapa inicial, passou a fazer uso de bolas levantadas na área para tentar furar o bloqueio da equipe do Mato Grosso do Sul.

Pressionado pelo adiantamento de linhas da SEDUC, o Progresso foi amplamente dominado após os trinta minutos de jogo. O time sul-mato-grossense passou a atacar de forma preferencial pela esquerda e, pelo menos em três momentos, chegou com força à meta do goleiro Guilherme. Acuado, o Progresso passou a segurar o resultado e, quando o juiz apitou o final da partida, os jogadores do rubro-negro da Zona Norte comemoraram a classificação, misturando alegria e alívio.

Nas oitavas de final, o Progresso enfrenta o Ceará, que eliminou o São Raimundo-RR, após uma goleada de cinco a zero, no jogo que aconteceu no domingo (04). A partir da segunda fase da Copa do Brasil, os confrontos serão realizados no sistema de mata-mata (jogos de ida e volta).

Comentários

comments

Você pode gostar...