Projeto oferece aulas gratuitas de judô para a comunidade

ESEF oferece aulas de judô gratuitas para a comunidade. Foto: Roger Vilela

Por Roger Vilela

O judô é atualmente um dos esportes mais praticados no Brasil. Se você quer fazer parte desse grupo formado por milhões de brasileiros que amam esse esporte, participe do projeto de extensão Judô Para a Comunidade, promovido pela Escola Superior de Educação Física (ESEF), da Universidade Federal de Pelotas, que oferece aulas gratuitas de judô para a comunidade. Para participar basta ter mais de 15 anos de idade. tempo livre e dedicação. Os encontros acontecem todas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h45 às 13h, na sala de lutas, localizada ao lado do campo de futebol do Campus ESEF, da UFPel.

Segundo o professor e coordenador Eduardo Merino, o projeto possui dois objetivos. O primeiro é “promover a prática do judô na perspectiva da saúde e da educação”, por se tratar de uma iniciativa que parte de uma universidade. O segundo objetivo é “formar os alunos da ESEF para poderem dar aulas”.

O Judô Para a Comunidade começou no ano de 2015, idealizado pelo professor Merino e alunos da instituição. O estudante José Alberto, 26, foi um dos que iniciaram o projeto: “Eu praticava jiu-jitsu, não tinha nenhum projeto aqui na ESEF parecido com o jiu-jitsu. O professor Merino, faixa preta de judô, começou a convidar os alunos para treinar, e aí a gente fundou o projeto”.

Roberto Ortiz, 45, vigilante, instrutor de kung-fu, que está há quatro meses no projeto, elogia o professor Merino: “É bem capacitado, tem muito tempo de judô, então fica fácil para ti treinar e evoluir, porque ele é muito bom nesta parte. O cara pesquisa bastante, é uma pessoa bastante capaz de fazer qualquer um evoluir dentro dessa arte, por isso eu me interessei”.

Aos interessados, vale salientar que durante sua primeira aula no projeto não é obrigatório o uso de quimono, mas o uso é recomendado para uma melhor experiência, e sua obtenção é de total responsabilidade do aluno. Para participar, só é preciso ir até o local no qual é ministrada as aulas, no Campus ESEF, localizado na Rua Luís de Camões, 625, em Pelotas.

Uma breve história do judô

O judô é uma arte marcial derivada do Jiu-Jitsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo. Foi criado pelo mestre Jigoro Kano em 1882, fundador do Instituto Kodokan, a primeira escola de judô do mundo, localizada em Tóquio, no Japão. O mestre Kano idealizou um código moral com oito princípios básicos, são eles: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade. A arte marcial chegou ao Brasil junto com os imigrantes japoneses no início do século 20.

O judô se tornou um esporte olímpico em 1964, nos jogos de Tóquio. Das 128 medalha conquistadas pelo Brasil em Olímpiadas, 22 delas foram ganhas por judocas, sendo quatro de ouro, três de prata e 15 de bronze. Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Tiago Camilo, Sarah Menezes e Mayra Aguiar são alguns brasileiros que marcaram a história do esporte. Durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, os brasileiros se emocionaram com a judoca Rafaela Silva, quando ela conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no evento, derrotando a atleta Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia.