Brasil perde para o Caxias e está na Zona de Rebaixamento do Gauchão

Por Luís Artur Janes Silva 

O desespero de quem ainda não venceu no Gauchão. Imagem: Victor Lannes.

Neste domingo (02), o Brasil entrou em campo para mais um compromisso pelo  Gauchão 2020. Em jogo válido pela quarta rodada do turno inicial da competição, o rubro-negro atuou no estádio Centenário e perdeu para o Caxias pelo placar de um a zero. Ivan, numa bela cobrança de falta, fez o único gol da partida. Depois da terceira derrota nos quatro jogos que realizou, o Xavante já não tem chances de classificação à fase decisiva do 1º turno do Gauchão e, pior que isso, está na Zona de Rebaixamento da competição.

 

PRIMEIRA ETAPA

Na primeira metade do tempo inicial, o Brasil atuou muito recuado e sem saída de bola, o que fez com que o rubro-negro cedesse a iniciativa das ações ao Caxias, que não ameaçou o Xavante, pois foi incapaz de criar chances reais de gol. Aos 23 minutos de um jogo morno, o lateral Ednei, que não vive um bom momento técnico, perdeu a bola no campo de ataque do Brasil. O veloz Juninho Potiguar arrancou e acabou  alcançado pelo próprio Ednei, que foi obrigado a fazer falta no bico esquerdo da grande área rubro-negra. Esta infração foi batida com maestria por Ivan, que abriu o placar para os caxienses.

Após o gol do Grená da Serra, o Brasil adiantou suas linhas e tentou atacar o adversário, mas a falta de criatividade no meio, fez com que o repertório do Xavante ficasse restrito às bolas paradas ou, no máximo, aos improdutivos levantamentos na área. Sem agressividade na frente, a defesa rubro-negra foi surpreendida pelo lateral Bruno Ré, que cruzou uma bola direto para o gol e quase enganou o arqueiro Matheus Nogueira.

Perto do final da primeira etapa, o Brasil ainda teve que assistir ao crescimento da efetividade de Diogo Oliveira (que disputou a Série B de 2019 pelo Xavante), que distribuiu dribles e “lençóis” desconcertantes.

Aos 47 minutos, no último lance da etapa, o Brasil chegou com perigo pela primeira vez à meta do Caxias, após escanteio que originou um bate-rebate na área Grená, que foi afastado e criou um contra-ataque, que acabou num belo chute desviado à linha de fundo pelo goleiro Matheus Nogueira. 

 

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, o Brasil assustou o Caxias aos 30 segundos de bola rolando, quando Cristian avançou pela esquerda e chutou o balão na junção do poste com o travessão. Aos 3 minutos, o Caxias chegou com um chute de fora da área, que foi desferido por Diogo Oliveira. 

Depois disto, a velocidade da partida caiu e o que se viu foi um Brasil que tentou propor as ações, complicando a saída de bola caxiense, mas que esbarrou na falta de qualidade técnica da maioria de seus jogadores. O Caxias acordou aos 21 minutos, quando Vinícius Baiano roubou a bola do lateral esquerdo Bruno Santos, e passou para Diogo Oliveira, que chutou em cima de Matheus Nogueira. Quatro minutos depois, Diogo Oliveira acionou Tilica na direita, que no movimento seguinte cruzou a bola na área. O balão caiu nos pés do atacante Da Silva, formado nas categorias de base do Grêmio, que dominou e chutou por cima do gol xavante.

Da Silva teve outra chance quando recebeu a bola de frente para o gol e acabou chutando para excelente defesa de Matheus Nogueira (melhor jogador do Brasil na partida), que espalmou para fora. Depois deste lance, o Caxias continuou dominante, mas sem criar chances vivas de gol. Cansado, o Brasil não conseguiu reagir à melhora do Grená da Serra, mostrando-se incapaz de chegar ao empate e preocupando a torcida, pois o time ainda não marcou gols na competição.

Após o apito final, a apatia rubro-negra foi quebrada por reclamações contra a arbitragem, que sonegou um pênalti para o rubro-negro na primeira etapa. Independente dos protestos, com a terceira derrota no Gauchão, o Brasil é o “lanterna” do Grupo B. O Xavante somou apenas um ponto na competição e está muito ameaçado de rebaixamento, pois na classificação geral do campeonato, que decide quem cai de divisão, o rubro-negro está na Zona da Degola, ocupando a 11ª posição na tabela. O Xavante volta a atuar no próximo domingo (09), quando enfrentará o São José da Porto Alegre, no Bento Freitas. O jogo começará às 16 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...