Handebol, futuro e presente juntos para o desenvolvimento do esporte

Time adulto e júnior trabalham duro para alcançar seus objetivos no ano de 2022

Por Gabriel Fritsch /Em Pauta

História

O Clube Brilhante da cidade de Pelotas, abriga um time de handebol masculino que vem se destacando no cenário gaúcho nos últimos anos. A parceria vem desde 2016 trazendo um grupo de atletas que atuam juntos desde 2013. A volta dos treinos na sede do clube, aconteceu na metade do ano de 2021 após uma longa pausa que começou no início da pandemia do coronavírus.

Nos últimos anos acumula títulos importantes na modalidade como: Campeão Gaúcho nos anos de 2018 e 2019, Campeão dos Jogos Abertos de Pelotas (JAP) nos anos 2018 e 2019, Campeão do Fronteirão nos anos de 2017 e 2018 e representando a cidade de Pelotas, Campeão dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (JIRGS).

O time tem como principal objetivo disputar competições em alto nível e desenvolver o esporte na região, porém, ao longo dos anos, enfrentam entraves para arrecadar fundos. Os custos para manter o time são altos, junto vem a dificuldade de conseguir apoio na cidade, com isso o time precisa redobrar os esforços para arrecadar dinheiro. Leonardo Gastal, diretor do departamento, ressalta o alto custo de se jogar em alto nível: “É uma dificuldade dentro do esporte de maneira geral, pois demanda recursos como os valores de viagem, alimentação, hospedagem, inscrições, então para jogar um brasileiro, por exemplo, é um valor alto que se paga e muitas vezes precisamos desembolsar do nosso próprio bolso.” completou.

Léo Gastal (centro) no momento de descontração/Foto: Gabriel Fritsch

Mas essa adversidade faz o time se unir para evoluir dia a dia, transformando a dificuldade em motivação. É o que comenta Eduardo Guimarães, atleta da equipe, ressaltando a união do time em prol da modalidade: “Nosso grupo sempre foi muito grande sempre muito unido, mesmo tendo muita dificuldade a gente faz acontecer, seja fazendo galeto, rifa, mas é tudo em prol do que a gente tanto gosta e dessa família que se formou, tendo muito prazer em fazer o negócio junto, isso é o mais legal.” afirma.

Técnico Ricardo organizando seu treino/Foto: Gabriel Fritsch

Planejamento

Para o ano de 2022, a equipe está projetando jogar diferentes campeonatos com o seu foco principal na Liga Nacional, o maior torneio de clubes do Brasil. Para isso fecharam parceria com o treinador Jonatas Natel, atual treinador da equipe Capão da Canoa Handebol, trazendo na bagagem a experiência de já ter competido a Liga Nacional. Jonatas já esteve na cidade no final de semana dos dias 26 e 27 de março para treinos com a equipe, trazendo jogadores do time de Capão da Canoa.

O foco é treinar e participar de torneios nos próximos meses como preparação para a Liga. Ricardo Barbosa, técnico da equipe, ressalta que o principal objetivo do ano é o desenvolvimento e crescimento do time: “A ideia do nosso projeto não é só esse ano, é ser de longo prazo, jogando mais anos de liga nacional. O objetivo deste ano é com foco no desenvolvimento dos atletas para dar continuidade no trabalho.” disse.

 

Essa parceria já rendeu frutos, no último final de semana (23 e 24 de abril) a equipe participou do Campeonato Aberto de Campo Bom e se consagrou campeã da competição.

Eduardo Guimarães no treino/Foto: Gabriel Fritsch

Categorias de base

Além dos objetivos para o time adulto, o projeto trabalha com o desenvolvimento do esporte e de atletas nas categorias de base. A equipe conta com um time de juniores que foi formado em 2019, tendo uma pausa no início da pandemia e retornando com as atividades em maio de 2021. 

Mesmo com pouco tempo de criação já acumula boas participações em campeonatos, como o terceiro lugar no Campeonato Estadual Junior e o sexto lugar no Campeonato Brasileiro Junior. Eduardo Guimarães, que além de atleta é o treinador da equipe da categoria de base, explica que os objetivos dela é formar atletas para dar sequência tanto ao esporte na cidade como no time. Fazendo as lacunas que a equipe adulta deixa, serem preenchidas com atletas jovens de qualidade: “É uma experiência muito boa ver o crescimento diário deles. Os meninos que têm entre 21 e 22 anos, já estão sendo titulares do time adulto, fazendo boas partidas, se destacando, isso significa que nosso trabalho está sendo bem feito e que os meninos gostam, que nem eu, de jogar handebol.”

Contato: Eduardo Guimarães: (53) 981175310 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...