Sofia Kenin vence a decisão do Aberto da Austrália

Por Luís Artur Janes Silva

Neste sábado (01), aconteceu a decisão do torneio de simples feminino do Aberto da Austrália. Na disputada final, a estadunidense naturalizada (nascida em Moscou) Sofia Kenin, de 21 anos de idade, venceu a espanhola Garbiñe Muguruza, de virada, conquistando o primeiro Slam da carreira. Kenin obteve a vitória com parciais de 4-6, 6-2, 6-2.

Sofia Kenin, a nova rainha das quadras australianas. Imagem: Reuters

A excêntrica Sofia Kenin mostrou que estava pronta para ser campeã a partir das oitavas de final, quando eliminou a precoce Cori Gauff, 15 anos de idade, que havia derrotado a japonesa Naomi Osaka, que defendia o título, na rodada anterior, e candidata ao posto de gênio do esporte. Nas semifinais, Kenin passou em sets diretos pela melhor tenista do mundo, a australiana Ashleigh Barty, frustrando a torcida local. Enquanto isso, Muguruza, venezuelana de nascimento, e dona de dois canecos de Grand Slam, fez um grande aberto da Austrália, eliminando quatro cabeças de chave durante a competição, destacando-se os triunfos sobre Kiki Bertens (HOL) e Simona Halep (ROM), que caiu na semifinal. Ou seja, a decisão deste sábado reuniu duas tenistas que foram bastante sólidas durante o torneio.

Além da emocionante final, outros dois fatos marcaram a chave feminina do Aberto da Austrália deste ano de 2020. Na terceira rodada, tivemos a surpreendente derrota de Serena Williams, a maior campeã da Era Aberta do torneio, com sete conquistas. Serena caiu diante da chinesa Wang Qiang, em três sets. Nesta mesma fase, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, campeã deste Aberto em 2018, perdeu para a tunisiana Ons Jabeur, também em três sets, e retirou-se das quadras de forma definitva.

Após a sua primeira conquista em solo australiano, Sofia Kenin entra na galeria das imortais deste torneio, que tem Margaret Court no topo da tabela, com 11 títulos. Court é a tenista que possui o maior número de troféus de Grand Slam entre os simplistas (24). Além de Court, Serena Williams (7 canecos), e as australianas Nancye Wynne Bolton (6 taças) e Daphne Akhurst Cozens (5 conquistas) são as maiores vencedoras nas quadras da Oceania.