Novak Djokovic sofre, mas vence Dominic Thiem e conquista o Aberto da Austrália pela oitava vez

Por Luís Artur Janes Silva 

Djokovic comemora a conquista de mais um Aberto da Austrália. Imagem: Morgan Hancock/Getty Images.

Neste domingo (02), tivemos a decisão do torneio de simples masculino do Aberto da Austrália. Na final, o sérvio Novak Djokovic, 32 anos, enfrentou e venceu o austríaco Dominic Thiem, 26 anos. Em pouco mais de 4 horas de jogo, o sérvio confirmou a sua maior experiência e triunfou após cinco sets, com parciais de 6-4, 4-6, 2-6, 6-3, 6-4. Com esta vitória, Djokovic conquistou o 17º Grand Slam da sua carreira, o oitavo troféu em quadras australianas (recorde) e, de quebra, retomou o topo do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Djokovic iniciou a partida impondo o seu gabarito técnico e venceu com relativa facilidade o set inicial. Mas no set seguinte, o sérvio baixou a intensidade e permitiu que Thiem ganhasse a segunda e terceira parciais. A partir do quarto set, Djokovic retomou a concentração e caminhou para virar a partida e garantir mais um título. O sérvio ainda está invicto nesta temporada, considerando os jogos da ATP Cup e do Aberto da Austrália, obteve treze vitórias e perdeu sets em apenas quatro partidas.

Enquanto isso, Thiem teve uma atuação discreta na ATP Cup, na qual venceu apenas uma partida (a Áustria não passou da 1ª Fase), mas recuperou o seu bom jogo na Aberto da Austrália, eliminando Rafael Nadal nas quartas de final e o alemão Alexander Zverev (outro renascido) na semifinal. Por causa destas atuações, não resta dúvidas de que Thiem ainda é o principal candidato a “furar” o domínio do trio Djokovic-Nadal-Federer, que venceram todos os Grand Slams desde 2017.

 Após a oitava conquista em solo australiano, Novak Djokovic aumenta a sua distância em relação aos outros vencedores do torneio. Os mais próximos do sérvio, que nunca perdeu uma final em Melbourne, são duas lendas do tênis. O primeiro deles é o australiano Roy Emerson, que conquistou seis taças entre 1961 e 1967. O outro jogador que “persegue” Djokovic é o suíço Roger Federer, que também possui 6 troféus, obtidos entre 2004 e 2018. Em 2020, Federer e Djokovic se enfrentaram na semifinal e o sérvio venceu em três sets, aproveitando-se do decréscimo físico de Roger durante a partida.

Comentários

comments

Você pode gostar...