Brasil perde para o líder, mas continua em situação cômoda na Série B

Por Luís Artur Janes Silva

Neste sábado (31), o Xavante enfrentou o Bragantino, na rodada de abertura do returno da Série B do Campeonato Brasileiro. Atuando no estádio Nabi Abi Chedid, na cidade de Bragança Paulista, o rubro-negro não resistiu ao líder do certame, e acabou derrotado pelo placar de dois a um.

Carlos Eduardo teve outra boa atuação contra o Bragantino. Imagem: Jonathan Silva/ AI GEB

O JOGO

Os primeiros minutos da disputa entre Bragantino e Brasil foram marcados por lances com certa dose de violência. As duas equipes pareciam não acreditar no pulso firme do árbitro da partida, o jovem Paulo Henrique Salmazio, de 29 anos. Depois que os ânimos acalmaram, o Bragantino passou a dominar as ações, sufocando o rubro-negro até os 20 minutos de jogo.

Nesta fase da partida, o Brasil teve na figura do goleiro Carlos Eduardo, o seu grande destaque. Aos 7 minutos, o bom lateral Aderlan passou para Matheus Peixoto, que  girou e chutou firme, para grande defesa do arqueiro xavante, que mandou para escanteio. Quatro minutos mais tarde, Edimar cobrou falta e Carlos Eduardo defendeu, no rebote, Morato tentou e o goleiro rubro-negro evitou o gol do Bragantino. O mesmo Edimar cobrou outra falta aos 13 minutos e Carlos Eduardo espalmou o balão. A última grande oportunidade do Bragantino na primeira parte do jogo, aconteceu aos 18 minutos, quando Morato cruzou e Wesley cabeceou para fora.

O Brasil respirou aos 20 minutos do tempo inicial, quando Diogo Oliveira acertou um passe precioso para Rodrigo Alves, que deslocado pela esquerda do ataque, tentou driblar e chutar para o gol, mas acabou travado pela zaga. No minuto seguinte, Ednei cruzou rasteiro e o zagueiro Anderson Marques desviou e quase fez gol contra. Depois disto, a partida ficou equilibrada e o Brasil conseguiu ficar mais tempo no campo de ataque.

Mas, aos 37 minutos, o líder do campeonato voltou a atacar com força e assustou a defesa rubro-negra. Claudinho cruzou da esquerda e Rayan cabeceou a bola por cima da meta defendida por Carlos Eduardo. Quando o cronômetro marcava 40 minutos, Claudinho lançou Wesley, que não conseguiu dominar a bola, que sobrou para Edimar na esquerda, o lateral vai à linha de fundo e cruzou rasteiro, o goleiro rubro-negro desviou, mas Bruno Aguiar chegou com extrema velocidade e tocou a bola para o fundo das próprias redes. Estava aberto o placar.

A vantagem do Bragantino durou apenas três minutos. Após cobrança de escanteio, Carlos Jatobá complementou de cabeça, sem chances para o goleiro Júlio César. Estava garantida a justiça no marcador, pois a partir da metade do tempo inicial, o Xavante equilibrara as ações.

No segundo tempo, o Bragantino veio disposto a garantir os três pontos e não deu chances ao Brasil. Nos primeiros dez minutos deste período de jogo, o Bragantino rondou a área rubro-negra em três oportunidades. Aos 13 minutos, o Massa Bruta (apelido do adversário xavante) ensaiou o gol. Uillian Corrêa cobrou falta da direita e Matheus Peixoto cabeceou a bola, que passou muito perto da meta xavante. Mas, dois minutos mais tarde, o Brasil não segurou. Rayan lança Wesley na esquerda, que cruzou rasteiro, Leandro Camilo não cortou e a bola ficou com Claudinho, que chutou no contrapé de Carlos Eduardo. O Bragantino ficava novamente na frente no placar.

O Brasil até tentou responder ao domínio do Bragantino, quando Diogo Oliveira aproveitou falha de Anderson Marques e chutou por cima do gol. Este lance aconteceu aos 19 minutos da etapa final e, depois disto, o time do interior paulista passou a administrar a vantagem, com maior posse de bola, não criou grandes chances de gol, mas também não foi ameaçado pelo Xavante, que mesmo com as entradas de Maicon Assis, Eduardo Person e Daniel Cruz, continuou tímido em campo.

A possibilidade do empate rubro-negro acabou de vez quando o lateral Willian Formiga foi expulso, aos 32 minutos de jogo. O Brasil, que não ameaçava, ficou ainda mais inoperante, pois o técnico Bolívar teve que deslocar o seu jogador mais regular (Carlos Jatobá) para cobrir o espaço de Formiga. Assim, o Brasil amargou mais uma derrota na Série B.

Após este revés, o Xavante ocupa a 12ª posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, somando 25 pontos. O rubro-negro volta a jogar nesta terça, 03 de setembro, quando enfrentará o Londrina. A partida acontecerá no Bento Freitas e está marcada para iniciar às 19h15.

Comentários

comments

Você pode gostar...