Câmara Municipal é palco de manifestações em solidariedade à vereadora Fernanda Miranda

Militantes da esquerda protestaram contra o machismo e gritaram frases de ordem em apoio à vereadora.

Por Julia Vilas Boas

Militantes com faixas prestando solidariedade à Fernanda Miranda. Imagem: Julia Vilas Boas/Em Pauta

Na manhã da quinta-feira (29) a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) recebeu a solidariedade de seus apoiadores durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. O motivo foi uma discussão entre a parlamentar e outros vereadores ocorrida na terça-feira (27). O bate-boca viralizou nas redes sociais e gerou revolta entre os internautas.

Na gravação, a vereadora aparece falando sobre o projeto das Parcerias Público-Privadas (PPPs) quando o vereador Roger Ney (PP) a interrompe. Em seguida, ela reclama de risos e discute com o vereador Anderson Garcia (PTB). Ao dirigir a fala à presidência da Casa, Fernanda não recebe apoio. 

Discurso de Elton Lima em apoio à vereadora. Imagem: Julia Vilas Boas/Em Pauta

Durante a sessão, Elton Lima, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, subiu ao palanque para ler um texto em apoio à vereadora e em repúdio às atitudes dos vereadores. “O desrespeito foi explícito, tanto que depois as falas foram de tentar amenizar, e não conseguiram”, apontou. Depois, a militância presente gritou frases de ordem e levantou faixas contra o machismo e a favor da representatividade feminina na Câmara dos Vereadores de Pelotas. Luiza Marques, apoiadora da vereadora, comentou que o protesto, além de prestar a solidariedade à parlamentar, tinha a intenção de passar a mensagem de que “lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na tribuna” e “combater o machismo presente no discurso de parlamentares”.

Em entrevista, Fernanda Miranda disse que é comum os vereadores não ficarem em silêncio durante a sessão, e que ela já havia reparado em deboches feitos por alguns colegas. A vereadora também comentou que a presidência da casa deveria ter tomado atitude desde a primeira interrupção em sua fala. “Foi um estresse, uma situação bastante violenta para mim”, disse. 

O vereador Roger Ney (PP), que aparece no vídeo, alegou, em entrevista, que não riu da vereadora e que toda essa situação foi um mal entendido. “Em momento algum eu debochei dela ou eu debochei de qualquer pessoa”, disse. A reportagem não conseguiu contato com o vereador Anderson Garcia (PTB), que não esteve presente em nenhum momento durante a sessão de quinta-feira.

Comentários

comments

Você pode gostar...