Brasileiras vencem as dominicanas e garantem vaga do vôlei nas Olimpíadas de Tóquio 2020

Por Luís Artur Janes Silva 

Brasileiras comemoram a vitória sobre as dominicanas e a vaga nos Jogos de Tóquio 2020. Imagem: FIVB.

Neste sábado (03), a seleção brasileira de vôlei feminino decidiu o Grupo D do torneio Pré-Olímpico, que garantiu seis vagas aos Jogos de Tóquio, que serão realizados no ano que vem. O Brasil enfrentou a República Dominicana, no Ginásio Sabiazinho, na cidade de Uberlândia, interior do estado de Minas Gerais. A vitória das meninas comandadas por José Roberto Guimarães (3 sets a 2) foi dramática, mas consolidou a posição de destaque do vôlei feminino nacional, que disputa todos os Jogos Olímpicos desde o ano de 1980.

Além das brasileiras e dominicanas, o Grupo D do Pré-Olímpico teve as participações das seleções de Camarões e Azerbaijão, que cumpriram o papel de coadjuvantes na competição. A República Dominicana não teve dificuldades para fazer três sets a zero nas duas adversárias mais fracas. Enquanto isso, o Brasil massacrou as camaronesas (3×0), mas teve trabalho para bater o Azerbaijão, pois esteve perdendo por dois sets a um, e teve que virar o marcador para chegar à segunda vitória.

Na última rodada do Grupo D, Brasil e República Dominicana se encontraram para decidir quem ficaria com a vaga olímpica. As dominicanas, ascendentes no vôlei feminino, esperavam repetir o triunfo que obtiveram na primeira fase da Liga das Nações deste ano, quando derrotaram a seleção brasileira por três sets a um, no duelo que aconteceu no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Talvez por causa deste revés recente, o Brasil perdeu o controle de um jogo no qual chegou a abrir dois sets a zero. Aguerridas, as dominicanas empataram a disputa, que foi decidida apenas no quinto set, quando o Brasil reencontrou seu melhor voleibol e venceu por 15/10. A vitória garantiu a ida da seleção brasileira para o Japão, onde tentará conquistar sua terceira medalha de ouro olímpica. Cabe lembrar, que o Brasil triunfou em Pequim (2008) e Londres (2012).

Nos outros cinco grupos que constituíram este Pré-Olímpico não tivemos grandes surpresas. Além do Brasil, outros quatro países-sede garantiram vaga para Tóquio 2020 (Estados Unidos, China, Itália e Rússia). Apenas a Polônia não soube aproveitar o fator local, após ser derrotada pela Sérvia, as polonesas terão que esperar mais um pouco para tentar um lugar no torneio de vôlei feminino dos Jogos Olímpicos. Mas, cabe ressaltar que, apesar de ter estragado a festa das anfitriãs, as sérvias têm uma seleção muito boa e conquistaram a sua vaga com méritos.

Depois de garantir o seu lugar nos Jogos Olímpicos, o técnico José Roberto Guimarães, que tentará a sua quarta medalha de ouro nas Olimpíadas, comandará uma seleção mista, que começa na próxima quarta-feira (07), a disputar o torneio de vôlei feminino dos Jogos Pan-Americanos.

Comentários

comments

Você pode gostar...