Você conhece a Feira Virtual Bem da Terra?

Por Claudine Zingler e Gabriela Schander

Em Pelotas, desde dezembro de 2014, há uma alternativa ao mercado comum de alimentos: é a Feira Virtual Bem da Terra. O projeto é um empreendimento da Associação Bem da Terra, assessorado pelos Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Imagem: Divulgação

O principal objetivo dessa iniciativa é mudar a relação existente entre as pessoas e seus alimentos, além de buscar a conscientização social e agroecológica de seus participantes. Para isso, é necessário que cada um faça sua parte como colaborador da iniciativa, seja produtor ou consumidor. O coordenador do TECSOL e professor do curso de Relações Internacionais da UFPel, Antônio Cruz, conta que no início do projeto, a possibilidade de dar certo ainda não era concreta. “A gente fazia uma apresentação e tudo era muito mais difícil porque a ideia era abstrata. Ainda não existia a Feira Virtual e, claro, as pessoas desconfiavam, algumas até se surpreendiam com a proposta”.

Para passar a fazer parte desse projeto, é necessário fazer um cadastro no site da Associação Bem da Terra (hiperlink bemdaterra.org) e depois fazer uma formação no sábado seguinte à inscrição. Cada semana ocorre um ciclo de compras, que vai de segunda à quinta-feira. No sábado pela manhã, um dos representantes do núcleo de consumidores separa as compras de todos e, à tarde, o restante de seu grupo vai até o Centro de Distribuição (Rua XV de Novembro, 252) e pega suas compras. Não há patrões e empregados nessa Feira: cada um faz a sua parte para que tudo ocorra em harmonia.

Consumidora do Núcleo Porto, Rosane Mota acrescenta que: “em um empreendimento de economia solidária não há exploração, não há alienação; pelo contrário: o que há é uma relação de solidariedade, reciprocidade, cuidado com outro e respeito.” Ao ser questionada sobre o projeto, responde sem pestanejar: “a Feira Virtual é um projeto incrível, que aproxima consumidores e produtores em uma relação de confiança e reciprocidade, todos em busca de uma economia mais justa e solidária.”

Para saber mais sobre a Feira Virtual Bem da Terra acesse a página no facebook: Feira Virtual Bem da Terra  ou mande e-mail para redebemdaterra@gmail.com