Alunos da UFPel promovem primeira Campanha do Agasalho

Por Claudine Zingler Gabriela Schander

Com a chegada do inverno, estudantes da Universidade Federal de Pelotas estão organizando uma campanha do agasalho integrada entre todos os campi da instituição. Desde o final do mês de maio, com a finalidade de amenizar o frio das pessoas que mais necessitam, os alunos construíram o projeto de forma conjunta para que o resultado fosse mais efetivo.

Imagem: Divulgação

Estudante e integrante do centro acadêmico do curso de Jornalismo da UFPel, David Conde, conta como surgiu a proposta: “Um dia, eu estava vindo de bicicleta para a faculdade e vi umas crianças brincando com poucas roupas para o frio que estava fazendo e ainda por cima rasgadas. Enquanto isso, eu estava ouvindo uma música do Criolo que tem uma parte que inclusive está no cartaz da campanha “O gostoso do inverno, tio, é fazer role sem passar frio”. Daí eu fiquei com aquilo na cabeça.”

A integração de dez centros acadêmicos da Universidade deu certo – hoje estão espalhados doze pontos de coleta nos campi: Alfândega, Anglo, Capão do Leão, FaUrb, IAD, ICH, CeArte, Salles Goulart, Mercosul, Odontologia, Direito e Leiga. Além de agasalhos, são aceitas roupas de quaisquer perfis, como calças, cachecóis, abrigos, etc.

Sobre a importância de campanhas como essa fazerem a conexão entre aqueles que estão dispostos a colaborar e aqueles que precisam de ajuda, o estudante do curso de Relações Internacionais da UFPel, Josué Völz, menciona: “Acho muito importante esse tipo de campanha, porque muitas são as pessoas que se solidarizam com a situação dos outros, mas acabam não agindo, às vezes por não se lembrarem, às vezes pela falta de oportunidade”.

A campanha termina no dia 28 de junho, quando as doações serão entregues ao Projeto Compaixão que, junto à Prefeitura Municipal de Pelotas, assessora lares de menores no município.

Para saber mais, acesse o evento da campanha no Facebook: Campanha do Agasalho Integrada