Divertida Mente

Por Graça Vignolo

Sinopse:

“Riley é uma garotinha de infância feliz e amada pelos pais. Aos 11 anos de idade ela enfrenta a mudança de cidade e estado. Deixando Minnesota, para viver em San Francisco. Tudo parece fácil, mas dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local.” 

Inside Out é mais uma ótima animação em 3D produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures. É alegre, muito colorido e faz você sorrir e chorar.

divertida-mente-poster (1)

Assisti cópia dublada e não encontrei problemas em me adaptar às vozes de Miá Mello, Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Otaviano Costa e Léo Jaime, respectivamente, Alegria, Nojinho, Tristeza, Medo e Raiva.

Desde o início acompanhamos Riley em toda sua alegria, comandada lá em sua mente, magistralmente por tal sentimento. Mas quando Riley sai de sua cidade, pré-adolescente, e se depara com outra realidade, sem amigos e os pais atravessando por problemas, é que os outros sentimentos têm que entrar em ação.

Tudo feito para que possamos entender completamente como se dá tal processo. Inteligentemente explicado. Só que em minha experiência, no Cineflix do Shopping Pelotas, pude perceber que algumas crianças menores não se prendiam muito ao assunto.

Porque a história é linda, repleta de sentimentos misturados, que nos repassam também o turbilhão de emoções, pelos quais Riley se vê envolta. Para pré-adolescentes, adolescentes e adultos o filme fascina.

Trilha sonora impecável, animação bem feita, colorido excelente e um roteiro que impressiona, escrito pelas seis mãos de Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley.

A surpresa toda é em função de que se trata de conceitos completamente abstratos. Tudo acontece na mente de Riley, mas são as cinco emoções que protagonizam tudo.

A vida da garotinha é conduzida pelos sentimentos que se alternam. Ora Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e ora Nojinho. Todas com suas cores características e personalidades fortes. Claro que de maneira a ser facilmente entendido, mas com extrema profundidade.

divertidamente2 (1)

É possível perceber a mudança de cores até na maneira de como Riley se veste. Inicialmente sempre com roupas claras e bem coloridas. Conforme vai vivenciando os problemas seu gosto muda e passa a se vestir com roupas mais escuras.

É quando, por uma dificuldade no controle da mesa de sua mente, que os sentimentos de Alegria e Tristeza saem da sala para percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley. Todas resumem sua experiência com amigos, família, brincadeiras, etc.

Enquanto isso não se acerta sua vida muda radicalmente. E nós passamos também a ter outros sentimentos que nos levam à tristeza. A psicologia existente no filme é real. E por essa razão talvez, as crianças menores se desinteressem mais rapidamente. Não têm o alcance suficiente para aquela realidade.

Interessante que, mesmo sendo cinco os principais sentimentos, são a dupla formada por Alegria e Tristeza, que mesmo tão diferentes, precisam se unir para que o problema seja solucionado.

No original a dublagem ficou com Amy Poehler e Phyllis Smith, respectivamente, mas Miá Melo e Katiuscia Canoro também estão ótimas.

Numa das lindas cenas, enquanto passeiam pela mente procurando retornarem com as memórias base de Riley, Alegria e Tristeza encontram o amigo imaginário da garota. Um misto de gato, golfinho e elefante muito querido e determinante para que tudo se resolva.

Caso possa assista em 3D, pois é excelente. Preste atenção nas ilhas que contém as memórias base da menina, perceba o quanto real aparentam ser a explicação sobre elas.

Não saia no fim, pois durante os créditos têm várias situações engraçadíssimas com outras mesas de controle de mentes.

Ah! Preste atenção no curta metragem que antecede Divertida Mente. Lava é um curta maravilhoso. É todo cantado e lindo, com história comovente.

Para crianças de todas as idades, preferencialmente com mais oito anos.

Link para o trailer

Comentários

comments

Você pode gostar...