Uma nova história no passado de Jogos Vorazes

O filme prelúdio da franquia Jogos Vorazes chegou aos cinemas brasileiros em 15 de novembro e trouxe uma nostalgia entre fãs da saga

Por Bruna Farias / Em Pauta

Pôster nacional de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”. (Foto: Divulgação/Lionsgate)

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, dirigido por Francis Lawrence, estreou nos cinemas brasileiros na metade do mês, e levou inúmeros fãs de volta ao país fictício de Panem.

Baseado no livro de mesmo nome da autora Suzanne Collins, o longa conta sobre o passado de um dos personagens mais odiados da franquia: Snow, e de como os Jogos Vorazes tiveram uma mudança significativa por conta do mesmo.

Durante as 2 horas e 38 minutos de filme, acompanhamos a juventude de Coriolanus Snow (Tom Blyth), que futuramente se tornaria presidente de Panem, mas que em A Cantiga tenta, junto de sua avó (Fionnula Flanagan) e prima (Hunter Schafer) mascarar a falência da família Snow diante das pessoas da Capital. Até que Coriolanus encontra um jeito de mudar o status e o financeiro de sua família: se tornando Mentor dos Jogos Vorazes, onde o melhor Mentor ganharia um grande prêmio em dinheiro.

Família Snow reunida: Avó (Fionnula Flanagan), Coriolanus (Tom Blyth) e Tigris (Hunter Schafer). (Foto: Divulgação/Lionsgate)

Assim, somos apresentados a uma versão dos Jogos Vorazes que é diferente das mostradas nos filmes anteriores da franquia. Os Jogos — que são uma maneira da Capital impedir que os 12 distritos de Panem se revoltem novamente contra a mesma — consistem em enviar dois jovens de cada distrito para lutar até a morte em um espetáculo transmitido para toda a população. Se passando 64 anos antes da vitória de Katniss Everdeen no 74º Jogos Vorazes, que continha uma arena enorme e super tecnológica, em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, descobrimos que as arenas onde os primeiros Jogos Vorazes aconteciam eram muito menores e mais simples, fazendo com que a audiência dos Jogos fosse quase inexistente.

A falta de audiência e interesse nos Jogos é a grande preocupação dos idealizadores da 10ª edição. Tendo sido designado a ser Mentor da Tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird (Rachel Zegler), e temendo que a mesma não conseguiria batalhar nos Jogos, mas que conseguiria conquistar o coração do público com suas músicas, Snow decide propor a idealizadora principal dos jogos, Drª Gaul, interpretada pela incrível Viola Davis, uma mudança que teria grande impacto no futuro.

Coriolanus Snow (Tom Blyth) entrega uma rosa a Lucy Gray Baird (Rachel Zegler) na chegada da mesma na Capital para os Jogos Vorazes. (Foto: Divulgação/Lionsgate)

A grande mudança se dá por meio de patrocinadores. A ideia de Snow consiste em transformar o terror dos Jogos em um reality show, fazendo com que as pessoas tenham Tributos favoritos e torçam, acompanhem e, principalmente, mandem dinheiro para eles. 

Por mais que o ponto alto do filme seja acompanhar Lucy Gray na arena da 10ª edição dos Jogos Vorazes, a parte principal do longa é a construção da figura vilanesca que viria a se tornar o Presidente Snow. A franquia de Jogos Vorazes é muito conhecida por utilizar da linha tênue entre heróis e vilões, mostrando que todas as pessoas boas podem ter atitudes questionáveis. Porém, em A Cantiga, vemos que mesmo Snow sendo o protagonista do longa, em nenhum momento ele é colocado como herói, já que todas as decisões tomadas pelo mesmo são para benefício próprio, mesmo as que parecem ajudar apenas Lucy e o romance entre os dois. 

Por fim, “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” consegue ambientar uma nova história no universo tão conhecido e amado de Jogos Vorazes com perfeição. O longa não só explica para o público com os Jogos surgiram e eram antigamente, mas também apresenta o começo da crueldade de Coriolanus Snow, que viria a se tornar um dos maiores inimigos não só de Katniss Everdeen, protagonista dos demais filmes da franquia, mas também de toda a população de Panem.

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Comentários

comments

Você pode gostar...