Em domingo de surpresas, segundo turno é confirmado

Por Gabriel Bresque

O domingo de eleições movimentou o Brasil inteiro e, com poucas ocorrências, foi considerado um sucesso pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE. Mais de 114 milhões de brasileiros compareceram às urnas e manifestaram suas opiniões sobre os caminhos do Brasil. Em todo país, os brasileiros votaram para deputados, estaduais e federais, senadores, governadores e para decidir o segundo turno na disputa pela presidência da república.

Nos governos estaduais, 12 governadores foram eleitos no primeiro turno. Três foram do PT, Rui Costa na Bahia, Wellington Dias do Piauí e Fernando Pimentel em Minas Gerais. O PMDB também teve três vitórias com Jackson Barreto no Sergipe, Marcelo Miranda no Tocantins e Paulo Hartung no Espirito Santo. O partido do candidato Aécio Neves, o PSDB, emplacou dois governadores nesse primeiro turno. Geraldo Alckmin se reelegeu em São Paulo e Beto Richa, que vai para seu segundo mandato no Paraná. No Mato Grosso, Pedro Taques, do PDT, conquistou a vitória, enquanto em Santa Catarina, Raimundo Colombo, do PSD, garantiu o seu segundo mandato. No Maranhão, o PCdoB conquistou sua primeira vitória em uma disputa para governador, com Flávio Dino. Já em Pernambuco, Paulo Câmara conseguiu uma vitória história para o PSB, encalçada na imagem heroica que Eduardo Campos tinha no estado. Câmara venceu com a missão de seguir esse legado.

Foto: Reprodução (http://goo.gl/O46Dnq)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/O46Dnq)

Dilma e Aécio fazem segundo turno

Na disputa presidencial, Dilma Roussef, do PT, garantiu sua posição no segundo turno com 41% dos votos de todo país. Extremamente forte no Nordeste, a atual presidente do país comprovou sua força nas pesquisas e conseguiu uma vantagem considerável na região. Já Aécio Neves, do PSDB, contrariou as principais pesquisas anteriores à eleição e superou com folga a candidata Marina Silva, do PSB, com 32% dos votos contra 21% conquistados pela candidata acriana. Criado para a política em Minas Gerais, Aécio teve vantagem sobre Dilma em muitos estados do Sul e do Sudeste, inclusive com uma vitória por mais de 5 milhões de votos em São Paulo, o maior colégio eleitoral no Brasil.

Com uma pequena diferença entre eles, os dois candidatos para a presidência devem fazer um segundo turno disputado e decidido por poucos votos. Por isso, o apoio de Marina Silva e seus apoiadores é considerada fundamental pelos dois lados. A candidata do PSB já sinalizou que pretende continuar com a plataforma da mudança, e Aécio Neves se disse aberto a apoios para esse segundo turno.

Foto: Reprodução (http://goo.gl/QnfTvN)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/QnfTvN)

Surpresa no Rio Grande do Sul

Considerado a terceira força na disputa pelo governo do estado, José Ivo Sartori, do PMDB, superou seus rivais e ficou em primeiro lugar no primeiro turno do Rio Grande do Sul. Com 41% dos votos válidos, Sartori desponta como principal favorito para o segundo turno contra o atual governador, Tarso Genro, do PT, que conquistou 32% do estado. Apenas 21% dos votos válidos foram dados para Ana Amélia Lemos, do PP, e líder das pesquisas no início da disputa. O resultado foi considerado por todo país uma das principais surpresas desse pleito e confirma a tradição Gaúcha de não seguir as pesquisas. Pelo discurso de confronto ao atual governo, especialistas apontam para a possibilidade de apoio da senadora para José Ivo Sartori.

Foto: Reprodução (http://goo.gl/3lSCGi)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/3lSCGi)

Problemas nas urnas biométricas

Segundo o TSE, nenhum grande incidente marcou o dia de votações no Brasil. Mais de 494,9 mil urnas foram utilizadas e 5012 mil tiveram de ser trocadas. O número de 1,12% de trocas foi avaliado como positivo pela principal entidade eleitoral do país.

Porém, o aumento do número de urnas biométricas – que utilizam a identificação por impressão digital dos eleitores – causou alguns atrasos nas votações em alguns estados, com destaque para o Rio de Janeiro. Nesse estado, o último eleitor só realizou seu voto duas horas depois do encerramento oficial do processo na cidade de Niterói, que usou pela primeira vez esse modelo. Graças a dificuldades no uso da nova tecnologia, a cidade carioca registrou grandes filas durante todo o dia.

O segundo turno ocorre em todo país no próximo dia 26 de outubro em todo o Brasil. Os estados em que o governador foi decidido no primeiro turno, votam apenas para presidente na última etapa. do pleito.

Comentários

comments

Você pode gostar...