Plataforma de combate ao assédio sexual no transporte público é lançada em Rio Grande

Essa será a primeira ferramenta do Rio Grande do Sul para denúncias de assédio no transporte coletivo

Por Laura Cosme/ Em Pauta

Cerimônia de lançamento da plataforma JU.L.I.A. Foto: Laura Cosme

A partir desta segunda-feira, 30/10, o município do Rio Grande irá contar com uma nova plataforma de combate ao assédio sexual no transporte público. O aplicativo denominado “JU.L.I.A” permitirá emitir alertas para a Guarda Municipal mediante situações de assédio. A implementação do aplicativo faz parte das iniciativas do programa Virada da Paz.

O lançamento da ferramenta ocorreu no salão nobre da Prefeitura de Rio Grande. O desenvolvimento da plataforma no município é uma iniciativa do Executivo Municipal, em parceria com a Secretária de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, e foi inspirada em uma iniciativa da prefeitura de Campina Grande, Paraíba. Essa será a primeira ferramenta do Rio Grande do Sul para denúncias de assédio no transporte coletivo.

A cerimônia iniciou com o ato de assinatura realizado pelo prefeito Fábio Branco do Projeto de Lei número 107/2023, que dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao assédio sexual de mulheres nos meios de transportes coletivos.

Durante sua fala, o chefe do executivo ressaltou a relevância desta iniciativa para o combate ao assédio no município: “Com a Virada da Paz nós vimos que ter um trabalho social integrado podemos identificar programas que são importantes para a vida das pessoas. É cuidando das pessoas que teremos uma cidade mais inclusiva, participativa e segura.”

“Estamos conscientes de que não iremos resolver tudo, mas iremos melhorar esse processo, principalmente, a partir da identificação das mulheres que precisam ser atendidas. Estaremos aptos com a guarda municipal, em parceria com a Brigada Militar, para atuar, agir e inibir aqueles que importunam às mulheres no transporte coletivo”, comenta o prefeito Fábio Branco.

Ato de assinatura do Projeto de Lei número 107/2023. Foto: Laura Cosme

O ato de lançamento também contou com a presença de autoridades civis e militares, participantes de projetos sociais e instituições sociais do município.

Casos de assédio no município de Rio Grande

De acordo com o estudo realizado pela Secretária de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, durante a elaboração do programa Virada da Paz, 20% das mulheres que diziam ter sido importunas, afirmavam que os atos ocorreram no transporte público.

Plataforma JU.L.I.A

JU.L.I.A, que significa “Juntas livres do assédio” é um aplicativo de denúncia que visa mitigar os casos de assédio no transporte público. Através de um sistema integrado, os usuários podem emitir alertas em tempo real para uma equipe especializada da guarda municipal, a qual contará com uma patrulha composta por quatro guardas e uma viatura identificada com o slogan do aplicativo.

Interface do aplicativo Cartão Rio Grande

Como fazer uma ocorrência no App?

As ocorrências podem ser emitidas por meio do aplicativo Cartão Rio Grande, disponível em todas as lojas de aplicativos.

Dentro da ferramenta, há um chatbot que permite que a vítima compartilhe sua localização e informações sobre o agressor.

Após o envio da ocorrência, a equipe estará pronta para responder a situações de assédio sexual, oferecendo suporte imediato e garantindo a segurança da vítima.

O aplicativo funcionará de segunda a domingo, das 7h às 19h. Fora deste período as denúncias podem ser efetuadas nos canais de atendimento da Brigada Militar e da Guarda Municipal.

Comentários

comments

Você pode gostar...