Sebos Pelotenses: o crescente interesse das mais variadas faixas etárias por livros físicos

A procura por livros usados cresceu desde a pandemia, assim como a faixa etária do público consumidor: o que muitos consideravam como algo ultrapassado, hoje é a realidade de grande parte da população pelotense.

Por Carolina Farias Tapia e Sara Lopes da Silva / Em Pauta.

O sebo Icária Tiradentes apresenta grande número de exemplares. / Foto: Carolina Farias Tapia

A pandemia de COVID-19 foi responsável por uma grande modificação no modo de pensar e agir da população ao redor do mundo. No ramo da literatura, essa ressignificação foi responsável por alterações expressivas no mercado: durante o ano de 2019, o faturamento das editoras foi de R$1,75 bilhão, equivalente a uma queda de 6,21% em relação ao ano anterior, a leitura estava sendo “esquecida”. Embora tenham sofrido impactos, assim como os demais setores comerciais, durante o ano de 2021 a receita das editoras alcançou R$2,35 bilhões, aumentando 8,33% no ano seguinte. Muitos influenciadores apontam como fator responsável pelo maior interesse da leitura, principalmente do público jovem, o aplicativo TikTok, que sofreu um boom durante o isolamento e fez com que parte de seu público desse início ou retomasse o hábito de ler. Essa nova forma de buscar a literatura traduziu-se, também, na busca por sebos. 

Os sebos são lojas de livros usados, onde há a compra, venda e troca dos objetos por valores mais baixos do que o habitual. No entanto, atualmente, uma grande diversidade de materiais podem ser encontrados nesses estabelecimentos, como discos de vinil, CDs e DVDs. Na cidade de Pelotas, há cerca de quatro grandes lojas em suas mais variadas formas, conhecidas por exporem seus exemplares em festivais como a Feira do Livro, que recebe um grande público todo ano. 

Em conversa com Alexandre, proprietário de um dos mais antigos sebos da cidade, o sebo Icária Tiradentes, ele ressalta sobre o hábito da leitura na cidade: “Na minha experiência os jovens têm lido cada vez mais, acredito que seja por um trabalho competente das editoras, fazendo livros mais atrativos, envolvendo capas mais legais e o investimento nas redes sociais com resenhas e vídeos mais divertidos”, o dono do local também comenta que esse é o primeiro passo para formar leitores mais exigentes, que buscam também por livros mais maduros para não perderem o hábito, conforme suas faixas etárias alteram-se. No entanto, acredita que as leituras são muito singulares e se traduzem diretamente nas buscas em seu estabelecimento.

No Brasil, grande parte dos leitores “mirins” trazem de herança o hábito de seus pais, “Pais leitores formam filhos leitores”. Devido a pandemia, as escolas buscaram uma forma de ajudar as crianças através de conversas com os pais para que os incentivassem a lerem mais. Segundo dados internacionais divulgados pelo MEC, alunos que praticam leitura familiar tendem a se sair melhor em testes internacionais. Alexandre comentou também sobre os “filhos leitores” que buscam o sebo: “É muito raro ver filhos de pais leitores que não herdaram o costume da leitura, foi o meu caso, minha mãe e minha avó tinham muitos livros e sempre me incentivaram, também acredito que os professores possam ter influência nessa prática”, finalizou.

Os exemplares apresentam-se em diversos idiomas e classificações. / Foto: Carolina Farias Tapia.

Para Jaqueline, leitora desde muito nova, a prática de ir a sebos encontrar exemplares é, também, o ato de realizar uma curadoria: “é possível encontrar versões de diferentes épocas, diferentes editoras. Além do fato de que podemos trocar, muitas vezes com leitores que também estão no local. Sou assídua [nos sebos] e incentivo minha filha a vir também”, afirmou. 

Ao contrário do que muitos acreditam, os livros podem ser encontrados também em sites específicos para tal, como é o caso da Estante Virtual, que reúne quase três mil vendedores do Brasil em uma única plataforma. Muitos livreiros de Pelotas encontram-se lá, como Marcelo, dono do sebo Icária Dom Pedro. 

Foto: Carolina Farias Tapia.

A pandemia deixou para trás inúmeros hábitos: alguns positivos, outros negativos. Levando-se em consideração o período de ebulição global, a troca de livros é, também, o uso consciente dos materiais já produzidos no mundo, sem a necessidade constante de produção em larga escala de objetos já existentes.  

O sebo Icária Tiradentes está localizado na Rua Tiradentes, número 2609 – Centro, Pelotas. Seu horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h30 e nos sábados das 9h às 12h. Já o sebo Icária Dom Pedro está localizado na Esquina ao lado do SENAC, Rua Andrade Neves, número 1162, com a entrada pela Rua Dom Pedro II – Centro , Pelotas. Seu horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h30 e nos sábados das 9h às 13h. 

Comentários

comments

Você pode gostar...