Semana do Patrimônio: Rio Grande celebra legado histórico em evento cultural

Semana do Patrimônio foi atração em Rio Grande com atividades culturais, acadêmicas e sociais que promovem a valorização do patrimônio material e imaterial

Por Maria Clara Goulart / Agência Em Pauta

Cerimônia de Abertura da Semana do Patrimônio (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Na última terça-feira, 15, teve início a aguardada Semana do Patrimônio no município mais antigo do estado, o Rio Grande. A cerimônia de abertura, ocorrida no auditório do icônico prédio da Alfândega, marcou o começo de um evento que visa enaltecer o legado histórico e patrimonial da região. Com duração até o dia 20 de agosto, a programação trouxe uma série de atividades acadêmicas, sociais e culturais, visando aprofundar a relação da comunidade com os patrimônios materiais e imateriais da cidade.

Sob o tema “Rio Grande – das Águas ao Cais de Pedra”, a Semana do Patrimônio busca abraçar a essência da cidade, destacando sua evolução desde suas origens aquáticas até sua sólida infraestrutura portuária.

Prefeito Fábio Branco discursa na Cerimônia de Abertura da Semana do Patrimônio (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, e dos principais organizadores do evento, como a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), Lu Compiani Branco, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Luis Henrique Drevnovicz. O encontro reuniu também figuras influentes na preservação do patrimônio, como o superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, Rafael Pavan dos Passos, e a Chefe da Divisão de Reconhecimento Internacional de Bens Patrimoniais do Iphan, Candice Ballester, entre outros.

Durante sua intervenção, o prefeito destacou a relevância do evento em unir diferentes setores da comunidade para fortalecer o desenvolvimento municipal. Além disso, a representante do Iphan, Candice Ballester, ressaltou a importância simbólica da água para a cidade e como a valorização do patrimônio pode enriquecer a experiência das pessoas em relação a seu ambiente.

Feira de expositores na Semana do Patrimônio (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A cerimônia foi um prelúdio para uma série de atividades programadas ao longo da semana, incluindo palestras, seminários, performances, workshops, visitas guiadas e oficinas em diversos pontos históricos da cidade. Tais ações buscam enriquecer a compreensão dos cidadãos sobre a riqueza cultural, arqueológica e artística do Rio Grande.

Arte de expositores locais (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

A iniciativa, realizada pela Prefeitura Municipal do Rio Grande com apoio da Receita Federal e patrocínio da Portos RS, abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo o trabalho de restauração na Praia da Capilha e a descoberta do cais de pedra na Rua Riachuelo, além dos Molhes da Barra. Oficinas de educação patrimonial para alunos também estão planejadas como forma de incluir a nova geração no compromisso de preservação.