Curso de Computação da UFPel aumenta projeção com premiação internacional

O grupo de pesquisa tem sido reconhecido por desenvolver técnicas para a compressão de vídeos e a otimização de ferramentas de trabalho digitais.

Por Gabriel Medeiros / Em Pauta

O curso de Ciência da Computação da UFPel, mais uma vez, foi reconhecido internacionalmente em eventos científicos importantes para a área da computação. Desta vez, o mestrando de pós graduação em computação, William KolodziejskI, recebeu o prêmio de Menção Honrosa, com o seu trabalho denominado  “Speeding Up the AV1 Global Warped Motion Compensation”, durante o IEEE Latin American Symposium on Circuits and Systems 2024, no final de fevereiro, em Punta del Leste, no Uruguai.

Autores com o certificado do prêmio posando frente ao cartaz do evento. / Foto: Mateus Grellert.

O trabalho premiado foi desenvolvido no Video Technology Research Group (Vitech), da UFPel, um grupo de pesquisa formado por graduandos, doutorandos, mestrandos, docentes do curso de Computação  e alunos de iniciação científica da UFPel. O grupo trabalha com o processamento de sinais visuais (informações visuais), principalmente, na forma de vídeos, com o foco na compressão de vídeos, além de trabalharem com novas tecnologias do mercado computacional como Light fields (tecnologia que promove a  realidade aumentada) e nuvens de ponto (tecnologia utilizada com um software para realizar levantamentos de estruturas, topográficos etc).

De acordo com o  líder do grupo Vitech e co-autor do trabalho premiado de William, professor Luis Volcan Agostini, as aplicações de vídeos seriam impraticáveis se não existisse a compressão de vídeos, uma vez que um vídeo digital em duas dimensões de pixels (vídeos comuns do dia a dia) são, excepcionalmente, muito grandes para alguns dispositivos eletrônicos, o que demandaria uma grande capacidade computacional dos aparelhos para rodar vídeos.

Com o objetivo de reduzir o tamanho dos vídeos, mas sem perder a compatibilidade e a qualidade, os incessantes membros do Vitech utilizam dois codificadores de vídeos para realizar a compressão: o Versatile Video Coding (VVC) e o AOM Video One, utilizado por várias empresas big techs do mercado como Google e a Meta. Segundo o professor, os trabalhos com esses dois codificadores de vídeo são utilizados em duas dimensões principais: a primeira dimensão é a nível de software/algoritmo, ao qual a ferramenta é utilizada para reduzir o esforço computacional, visando o custo dos equipamentos que precisam utilizar certos algoritmos, ao mesmo tempo que visa reduzir a energia da bateria de dispositivos eletrônicos, principalmente os celulares. A outra dimensão utilizada é a de projetar hardwares dedicados  para os algoritmos que estão envolvidos na codificação.

Além do trabalho premiado de William, foram enviados ao evento cerca de 10 artigos acadêmicos, Qualis A4 (nota da Capes) produzidos pelos alunos do Vitech. “Isso fez também que déssemos uma boa contribuição para o programa de pós-graduação para apoiar a próxima avaliação quadrienal do programa”, afirma o professor. Durante o evento, 21 pessoas ligadas ao Vitech participaram da cerimônia, com o apoio do PPG em Computação.

Comitiva com os integrantes do Vitech no Uruguai. / Foto: Guilherme Corrêa.

Premiação

O trabalho produzido por William é focado nas otimizações em uma das novas ferramentas de trabalho trazidas pelo AV1, de acordo com o co-autor do artigo. Além da menção honrosa, o professor também destaca a relevância dos trabalhos feitos na Universidade: “Esse é mais um reconhecimento da pesquisa de qualidade desenvolvida na Computação da UFPel. Nosso trabalho tem tido destaque internacional importante, gerando muitas publicações relevantes e algumas premiações”, comenta o professor.

Com mestrado em codificação e compressão de vídeos e mestrado na área de codificação de imagens, durante sua trajetória acadêmica Luciano fez parte da equipe que definiu o sistema brasileiro de TV digital, além de ter sido o  criador do PET Computação e auxiliar na criação de um mestrado e doutorado de Computação na UFPel.